Atenção compartilhada: estudo comparativo entre lactentes pré-termo e termo

Atenção compartilhada: estudo comparativo entre lactentes pré-termo e termo

Título alternativo Joint attention: comparative study between preterm and full term infants
Autor Borsato, Juliana Maria Simoes Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Perissinoto, Jacy Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Objetivo: Verificar o desenvolvimento de lactentes nascidos prematuramente,na idade cronológica de 8 a 18 meses, comparando-os a lactentes nascidos a termo,quanto às Habilidades de Atenção Compartilhada,a saber: Atenção conjunta,Pedido,Interação social e Imitação e examinar fatores de risco e de proteção associados a estas habilidades.Métodos: Foi utilizada a Escala de Comunicação Social Precoce(ESCS), traduzida e adaptada para esta pesquisa, com a ciência do autor, para avaliação de desempenho entre grupos de sujeitos pré-termo(GI) e sujeitos termo(GII), realizando análise comparativa entre eles quanto às habilidades de iniciativa e resposta a elementos de Atenção Compartilhada. Os comportamentos foram registrados por meio de filmagem em vídeo e, em seguida, foram codificados e pontuados.A análise estatística buscou comparar o desempenho nas habilidades de Atenção Compartilhada entre os dois grupos de lactentes, verificar diferença de desempenho entre os sexos, investigar diferença entre os grupos em faixas de idade distintas de 8 a 11 meses,12 a 15 meses e 16 a 18 meses e verificar a correlação entre idade e desempenho. Foram considerados ainda possíveis fatores de risco e proteção e realizada análises de correlação para investigar associações.Resultados:Foram observadas diferenças estatisticamente significantes entre os grupos para diversos elementos das habilidades testadas,com vantagem para o GII principalmente em habilidades de atenção conjunta e pedido.Houve associação entre os fatores de risco e o desempenho nas habilidades incidindo principalmente sobre as habilidades de pedido. Alguns fatore de proteção estiveram associados ao desempenho nas habilidades de Atenção Compartilhada.Conclusões:Os sujeitos do GI apresentaram piores resultados em várias das habilidades de Atenção Compartilhada. O desenvolvimento das habilidades de Atenção Compartilhada em sujeitos pré-termo ocorreu em ritmo diferente quando comparado aos sujeitos termo.Diversos fatores de risco, a saber, idade gestacional, peso, dias de internação, tempo de incubadora, tempo de oxigenoterapia, sepse clínica e diagnóstico neurológico alterado tiveram influência no desenvolvimento destas habilidades. Os fatores de proteção, a saber, frequencia em escola, tempo de escola, período escolar, e escolaridade do pai influenciaram algumas das habilidades de Atenção Compartilhada avaliadas..
Assunto Linguagem
Comportamento do lactente/psicologia
Prematuro/crescimento & desenvolvimento
Comunicação não verbal
Idioma Português
Data 2010
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2010. 194 p.
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 194 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/10648

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