Utilização do brinquedo terapêutico, como um instrumento de intervenção de enfermagem, no preparo de crianças submetidas a coleta de sangue

Utilização do brinquedo terapêutico, como um instrumento de intervenção de enfermagem, no preparo de crianças submetidas a coleta de sangue

Título alternativo The use of a therapeuthic toy as an instrument of nursing intervention when preparing the child to blood collection
Utilización de un juguete terapeutico como un instrumento de intervención de enfermería, en el preparo de niños sometidos a la colecta de sangre
Autor Ribeiro, Patrícia De Jesus Autor UNIFESP Google Scholar
Sabatés, Ana Llonch Google Scholar
Ribeiro, Circéa Amalia Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Universidade de Guarulhos
Resumo This study is almost an experiment with the objective to verify the effect of the Therapeutic Play on preschool children during blood collect for laboratory tests. The sample consisted of 42 children divided into control and experimental groups. All the children had their behavior observed and only the children of the experimental group were prepared for the Therapeutic Play. The results were analyzed comparing the children's behavior with the groups and showed that arrangement with the Therapeutic Play was effective in the comprehension of the procedure and in the control of their behavioral reactions.

Este estudio es un casi-experimento que tuvo como objetivo verificar el efecto de la aplicación del Juguete Terapeutico sobre el comportamiento de niños pre-escolares, durante la colecta de sangre para examines laboratoriales. La muestra se constituyó de 42 niños divididos en dos grupos: de control y experimental. Todos los niños tuvieron un comportamiento observado, siendo solo los del grupo experimental preparados con el uso del Juguete Terapeutico. Los resultados fueron analisados comparándose el comportamiento de los niños de los dos grupos y demonstraron que el preparo con el Juguete Terapeutico fue eficaz en la compreensión y en el control de sus reacciones comportamentales durante el mismo.

O estudo é um quase-experimento, que teve como objetivo verificar o efeito da aplicação do Brinquedo Terapêutico sobre o comportamento de crianças pré-escolares, durante a coleta de sangue para exames laboratoriais. A amostra constituiu-se de 42 crianças divididas nos grupos controle e experimental. Todas as crianças tiveram seu comportamento observado, sendo apenas as do grupo experimental preparadas com o uso do Brinquedo Terapêutico. Os resultados foram analisados comparando-se o comportamento das crianças dos dois grupos e demonstraram que o preparo com o Brinquedo Terapêutico foi eficaz na compreensão do procedimento e no controle de suas reações comportamentais.
Assunto Pediatric nursing
Play and playthings
Child behavior
Enfermagem pediátrica
Jogos e brinquedos
Comportamento infantil
Idioma Português
Data 2001-12-01
Publicado em Revista da Escola de Enfermagem da USP. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, v. 35, n. 4, p. 420-428, 2001.
ISSN 0080-6234 (Sherpa/Romeo)
Editor Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
Extensão 420-428
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342001000400016
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0080-62342001000400016 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/1294

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Nome: S0080-62342001000400016.pdf
Tamanho: 1.205Mb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta