Enfermagem em puerpério: aplicação de um modelo de aprendizagem

Enfermagem em puerpério: aplicação de um modelo de aprendizagem

Autor Pinelli, Francisca das Graças Salazar Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Friedlander, Maria Romana Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Estudo realizado com dois grupos de primipuerperas internadas em uma maternidade do Municipio de São Paulo. Teve como objetivo verificar se as primipuerperas que tiveram a oportunidade de escolher o tema e as estrategias de aprendizagem apresentavam, na consulta de retorno, menor numero de problemas relacionados a elas e aos filhos do que aquelas que nao tiveram esta oportunidade. Os temas oferecidos no programa educativo foram: Aleitamento materno e cuidados com as mamas e Cuidados com o recem-nascido. As estrategias foram as seguintes: aula expositiva em grupo, leitura de manual de instrucao e ensino individual. O programa educativo foi elaborado segundo pressupostos do Modelo Andragogico de Knowles. A amostra constituiu-se de 130 primipuerperas, sendo 50 do grupo controle e 80 do grupo experimental. O estudo das variaveis demograficas demonstrou homogeneidade entre os grupos, exceto no que se refere ao grau de escolaridade. Em relacao ao local de ocupacao, houve diferenca significante em ambos os grupos: 78,0% e 42,5% para ocupacao no lar e fora do lar respectivamente para os grupos controle e experimental. A analise do teste de conhecimento previo, relativa aos temas do estudo, nao revelou diferenca significante entre os grupos. O estudo da variavel relacionada a hipotese, analisado pela identificacao do numero de problemas apresentados pelo binomio mae- filho na primeira consulta de retorno, permitiu aceitar a hipotese da pesquisa, ou seja, quando as puerperas tem a oportunidade de escolher os temas que querem aprender e as estrategias de aprendizagem apresentam, na consulta de retorno (mae e filho), menor numero de problemas em comparacao com as que nao tiveram esta oportunidade. A ausencia de problemas no grupo experimental manteve-se semelhante para qualquer das estrategias escolhidas. Sugere-se que novas investigacoes sejam realizadas com objetivo de verificar a importancia da aplicabilidade do modelo Andragogico de ensino com utilizacao destas ou de outras estrategias para o aprendizado do cliente adulto, tanto na area de enfermagem obstetrica como em outras areas
Assunto Período pós-parto
Educação de pacientes como assunto
Modelos educacionais
Idioma Português
Data 1997
Publicado em São Paulo: [s.n.], 1997. 106 p.
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 106 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/15171

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