Influência do grau de saturação e do comprimento da cadeia de ácidos graxos dos triacilgliceróis de emulsões lipídicas na atividade da proteína de transferência de colesterol esterificado (CETP)

Influência do grau de saturação e do comprimento da cadeia de ácidos graxos dos triacilgliceróis de emulsões lipídicas na atividade da proteína de transferência de colesterol esterificado (CETP)

Autor Cazita, Patricia Miralda Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Quintão, Eder Carlos Rocha Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo O processo de transferencia de colesterol esterificado (CE) de lipoproteinas de alta densidade (HDL) para as lipoproteinas (LP) ricas em triacilglicerois (TG), mediado pela proteina de transferencia de colesterol esterificado (CETP), foi estudado in vitro a partir do plasma de individuos normolipidemicos em jejum (J) e no periodo pos-prandial (P). A sobrecarga alimentar provocou elevacao da trigliceridemia, levando a um aumento significativo da transferencia para as LP aceptoras do [14C]-CE de HDL obtida tanto na fase J quanto na fase P. Por outro lado, ao se corrigir os valores de transferencia pela concentracao plasmatica de TG, a HDL do periodo J, quando comparada a do periodo P, transferiu 2 a 3 vezes mais CE para as LP ricas em TG. Simultaneamente, com o uso de emulsoes lipidicas (EM), avaliou-se a influencia do grau de saturacao e comprimento da cadeia de acidos graxos dos triacilglicerois sobre a transferencia de colesterol esterificado da HDL mediada pela CETP. Estas EM continham AG de TG da serie C11:0 a C16:0 ou da serie C11:1 a C16:1, combinadas com 50% de trioleina (C18:1), e tambem TG puros da serie C11:1 a C18:1, alem de C18:2 e C18:3. Nossos resultados mostraram que a transferencia foi dependente do comprimento da cadeia de carbono dos TG, tanto para as EM saturadas como para as monoinsaturadas, sendo mais evidente nas EM com TG puros. A presenca de insaturacao exerceu menor influencia na atividade de transferencia, pois apenas a EM 50% C14:0 adquiriu mais CE da HDL quando comparada a EM 50% C14:1. Nossos resultados mostram uma correlacao inversa entre a velocidade de transferencia e a razao molar superficie/nucleo (S/N) dos componentes das EM. Portanto, a atividade da CETP depende da concentracao e da composicao dos componentes lipidicos das LP envolvidas
Assunto Humanos
Ácidos Graxos
Emulsões
Triglicerídeos
HDL-Colesterol
Humanos
Idioma Português
Data 1997
Publicado em São Paulo: [s.n.], 1997. 66 p.
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 66 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/15443

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta