Avaliação do processamento auditivo central em crianças com disfonia orgânico-funcional

Avaliação do processamento auditivo central em crianças com disfonia orgânico-funcional

Título alternativo Evaluation of central auditory process in children with voice disorders
Autor Cavadas, Marcia Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Behlau, Mara Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Este estudo teve como objetivo comparar o desempenho em testes comportamentais utilizados para avaliar o processamento auditivo central, entre um grupo de criancas com disfonia organico-funcional, todas apresentando nodulo vocal e um grupo de criancas sem alteracao vocal, e sem queixas de disturbios de comunicacao e dificuldades escolares. Foram avaliadas 51 criancas, na faixa etaria de 7 a l l anos de idade dos sexos feminino e masculino, reunidas em dois grupos. O grupo I constou de 23 criancas com diagnostico de disfonia organico-funcional por nodulo vocal. O grupo li foi constituido por 28 criancas sem alteracao vocal e sem evidencias de disturbios de comunicacao e dificuldades escolares identificadas por meio de anamnese. Anteriormente a aplicacao do conjunto de testes para avaliar as criancas selecionadas foi realizada uma anamnese com os pais ou responsaveis dessas criancas, com questoes relativas ao desenvolvimento de fala, audicao e linguagem, desempenho escolar e caracteristicas comportamentais das mesmas. Foram realizados os seguintes testes comportamentais: avaliacao audiologica basica convencional; teste de localizacao sonora; teste de memoria para sons verbais e nao verbais em sequencia; teste de faia com ruido branco; teste dicotico nao verbal e teste dicotico de digitos. Com o objetivo de verificar possiveis diferencas no numero de acertos por cada teste estudado entre os grupos I e li foi realizada uma comparacao entre os dois grupos. O desempenho individual das criancas do grupo I foi analisado, tomando-se o grupo 11 como referencia. O presente estudo permitiu concluir que o grupo de criancas disfonicas avaliado apresentou tendencia a alteracao de processamento auditivo central com relacao as habilidades auditivas de memoria para sons verbais em sequencia e atencao seletiva e figura-fundo para sons verbais familiares em tarefa dicotica, quando comparados com o grupo de criancas sem alteracoes vocais
Assunto Distúrbios da voz
Voz
Percepção auditiva
Testes auditivos
Audição
Idioma Português
Data 1998
Publicado em São Paulo: [s.n.], 1998. 56 p.
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 56 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/15914

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