Prototipo de um sistema educacional auxiliado por computadores em higiene pre-natal

Prototipo de um sistema educacional auxiliado por computadores em higiene pre-natal

Título alternativo Prototype of a education system by computer assisted instruction in prenatal hygiene
Autor Tamiao, Katia Helena Bortolin Lopes Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo O presente estudo foi desenvolvido nas areas de Informática em Saúde e Enfermagem Obstetrica, mais especificamente, em Higiene Pre-Natal. O objetivo proposto foi elaborar um prototipo de um Sistema de Educacao assistido por computador no processo de orientacoes as gestantes durante o acompanhamento no servico Pre-Natal em seu ciclo gravidico- puerperal. Este sistema tem caracteristicas que viabilizam o uso pela gestante, sem que esta tenha, necessariamente, conhecimentos especificos em Informática para manipula-lo. Foi realizado um levantamento bibliografico para estabelecer o conteudo abordado. No desenvolvimento do programa, que conta com recursos de multimidia, foi utilizado um microcomputador com as seguintes caracteristicas: computador modelo Multimedia F-170, da lntel inside Pentiumr processar 166 Mhz, com memoria RAM de 52 Mbytes, CD-ROM 6x, Winchester de 5.0 Gigabyte, placa de video MPEG1: l Mbytes de memoria com capacidade maxima para 2 Mbytes, placa de Modem com 28.800 bps, placa de Fax com 14.400 bps, sistema de audio com 16-bit SRSr 3-D Ampiitheater Stereo SoundTM, monitor 14SVGA color, microfone, mouse, teclado e caixas acusticas, proporcionando uma maior capacidade de armazenamento de informacoes. O prototipo foi avaliado por uma equipe multiprofissional da Saúde, especializada em Higiene Pre-Natal, com relacao ao conteudo abordado e manuseio. Esta avaliacao inicial permitiu verificar que a escolha da metodologia de desenvolvimento foi adequada e o conteudo suficiente, ficando evidente que o prototipo do sistema pode ser de grande utilidade na area de Enfermagem Obstetrica como instrumento de ensino
Assunto Enfermagem Obstétrica
Computadores
Prenhez
Educação em Enfermagem
Educação de Pacientes como Assunto
Idioma Português
Data 1999
Publicado em São Paulo: [s.n.], 1999. 115 p. ilus.
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 115 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/16164

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta