Reavaliando conhecimentos acerca da transmissao do HIV e AIDS entre pacientes hemofilicos acompanhados na UNIFESP

Reavaliando conhecimentos acerca da transmissao do HIV e AIDS entre pacientes hemofilicos acompanhados na UNIFESP

Título alternativo Reavaliation of the knowledge of the transmission of HIV and AIDS between hemophilics patients treated from UNIFESP
Autor Tomaz, Madalena dos Reis Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Sao diversificados os trabalhos realizados e publicados em Hemofilia, HIV e AIDS. Faltam porem, estudos que orientem o trabalho do assistente social e, em particular, as atividades educativas direcionadas para este seguimento de pacientes. Diante desta lacuna, o presente trabalho visou a realizacao do diagnostico sobre conhecimentos relativos a transmissao do HIV, tendo em vista subsidiar a reorganizacao das praticas educativas como suporte para orientacao no Servico de Hemofilia da Disciplina de Hematologia e Hemoterapia na UNIFESP. Para tanto foi avaliado, a partir de um mesmo questionario, o conhecimento sobre transmissao do HIV junto aos hemofilicos que participaram ou nao do Programa Nacional Hemofilia, HIV e AIDS: Perspectivas de Vida. Fizeram parte do estudo 50 pacientes do Servico de Hemofilia da UNIFESP/EPM, entre 18 e 45 anos, com vida sexual ativa, independente do estado civil e do resultado da sorologia para anticorpos anti-HIV. Participaram do Programa, 22 pacientes integrando o G1, por sua vez, os 28 pacientes que integraram o G2, tinham recebido informacoes apenas na rotina ambulatorial . O estudo revelou que os pacientes do G1 assimilaram conhecimento correto a respeito das vias e situacoes de transmissao do HIV, evidenciando aproveitamento satisfatorio do Programa. Por outro lado, parcela consideravel de pacientes do G2, apresentaram duvidas e desconhecimento sobre o assunto, chamando a atencao para a necessidade de implementacao de revisao das formas convencionais de transmissao de informacoes na rotina do Servico de Hemofilia. Quando comparados os resultados do G1 e G2, fica evidente a necessidade de, ao lado da abordagem individual, a implementacao de espaco dedicado as atividades educativas que poderiam envolver o servico social de grupo, tendo em vista, o aprimoramento da apreensao de conhecimento sobre a transmissao do HIV. Finalmente, foi ressaltada a importancia de elaboracao de projeto social-pedagogico, cientificamente orientado, como suporte para o atendimento do servico social ao hemofilico
Assunto Serviço Social
Hemofilia A
HIV
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Educação em Saúde
Idioma Português
Data 1999
Publicado em São Paulo: [s.n.], 1999. 84 p. ilus., tab.
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 84 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/16303

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