Das competencias metalinguisticas de alunos do ensino fundamental com e sem queixas de alteracoes da comunicacao oral e/ou grafica

Das competencias metalinguisticas de alunos do ensino fundamental com e sem queixas de alteracoes da comunicacao oral e/ou grafica

Título alternativo On the matalinguistic competency of students of basic and without complaint of alterations of comunication verbal and/or graphic education
Autor Bonassi, Patricia dos Reis Moura Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Foi realizada a avaliacao de um grupo de escolares de baixo nivel socio-economico e cultural, alunos de 1a. a 4ª series do Ensino Fundamental de uma Escola a Rede particular de Ensino, com ou sem queixas de alteracoes da comunicacao oral e/ou grafica, em provas matalinguisticas de consCiência fonologica e leitura e escrita. Grande parte das pesquisas relativas a ocorrencia de queixas de alteracoes da comunicacao sao realizadas em grupos de individuos com nivel socio-economico e cultural privilegiado, alunos de escolas particulares, que benficiaram-se da exposicao a materiais de linguagem e leitura e escrita em seu contexto familiar ou escolar. A literatura relata a existencia de uma relacao entre consCiência fonologica e o posterior desempenho em leitura e escrita, em sua maioria definindo as habilidades em tarefas de consCiência fonologica como um pre-requisito para a aquisicao da leitura e da escrita. A partir dos resultados obtidos quanto ao desempenho em provas de consCiência fonologica e escrita sob ditado dos escolares, os meninos de baixo nivel socio-economico e cultural, com e sem queixas de alteracoes da comunicacao oral e/ou grafica nao diferiram quanto a serie; os meninos nao diferiram nos desempenhos nas provas metalinguisticas de consCiência fonologica quanto a serie, porem, os meninos de 3ª e 4a serie erraram mais na escrita que os meninos de 1ª e 2ª series e estes erros foram relacionados a ocorrencia de queixas de alteracoes da comunicacao oral
Assunto Escrita Manual
Comunicação
Comportamento Verbal
Idioma Português
Data 1999
Publicado em São Paulo: [s.n.], 1999. 88 p.
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 88 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/16352

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta