A recordação livre de palavras e figuras em crianças pré-escolares

A recordação livre de palavras e figuras em crianças pré-escolares

Título alternativo Free recall of words and pictures in preschool children
Autor Miranda, Mônica Carolina Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Bueno, Orlando Francisco Amodeo Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo O objetivo deste estudo foi o de investigar a curva de posicao serial utilizando o paradigma de recordacao livre em criancas pre-escolares. Foi estudado o efeito de primazia e recencia de dois tipos estimulos (palavras e figuras) bem como o efeito de manipulacao de itens relacionados semanticamente. Foram avaliadas 58 criancas de ambos os sexos, com 4, 5 e 6 anos de idade. Utilizamos um conjunto de B listas com 9 estimulos cada. Os mesmos estimulos utilizados nas listas de palavras foram mostradas como figuras. Quatro das oito listas tinham relacionamento semantico (mesma categoria semantica) nas posicoes centrais das listas, as outras quatro listas nao tinham relacao aparente. As figuras foram, no total, mais recordadas do que as palavras, mas nao houve diferenca no efeito de primazia, meio e recencia entre os estimulos. As listas com relacao semantica aumentou a recordacao das criancas de 6 anos, comparada as outras idades. Detectamos, ainda, diferencas entre os sexos: as meninas de 4 anos recordaram mais do que os meninos somente em listas com relacao. A analise de das listas em conjunto nao mostrou efeito de primazia na faixa etaria estudada. Entretanto, a analise das primeiras listas mostrou este efeito, o que pode indicar que a primazia e afetada pelo numero de listas utilizado nesta tarefa. Ja a recencia mostrou efeito de desenvolvimento: as criancas de 4 anos recordaram menos itens da posicao final das listas do que as de 5 e de 6 anos de idade
Assunto Memória
Pré-escolar
Testes neuropsicológicos
Idioma Português
Data 2000
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2000. 81 p. ilustab.
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 81 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/16707

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta