Observações estruturais e ultra-estruturais de granulócitos do órgão epigional e de granulócitos e trombócitos do sangue periférico do tubarão Rhizoprionodon lalandii (Valenciennes, 1839) (Elasmobranchii, Carchathinidae)

Observações estruturais e ultra-estruturais de granulócitos do órgão epigional e de granulócitos e trombócitos do sangue periférico do tubarão Rhizoprionodon lalandii (Valenciennes, 1839) (Elasmobranchii, Carchathinidae)

Título alternativo Structural and ultrastructural observations of granulocytes from epigonal organ and granulocytes and trombocytes from peripheral blood of Rizoprionodon lalandii (Valenciennes, 1839)(Elasmobranchii, Carcharhinidae)
Autor Pacheco, Fabio Juliano Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Egami, Mizue Imoto Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Devido a escassez de informacoes na literatura disponivel sobre os aspectos morfofuncionais do sistema hematopoietico e celulas sanguineas de tubaroes, principalmente no que diz respeito as especies brasileiras, nos propusemos a realizar um estudo a fim de descrever as caracteristicas estruturais e ultra-estruturais dos granulocitos do orgao epigonal e dos granulocitos e trombocitos do sangue periferico do Rhizoprionodon lalandii. Os oito exemplares foram capturados na costa sudeste do estado de São Paulo, no municipio de Mongagua. Amostras de sangue periferico foram colhidas e imediatamente transferidas para tubos de ensaio devidamente heparinizados. Parte do volume foi utilizado para a realizacao de extensoes sanguineas, que foram submetidas a coloracao pelo metodo de Leishman e Sirius red pH 10,2 para analise estrutural. O volume restante foi centrifugado e processado para analise ultra-estrutural. O orgao epigonal foi rapidamente retirado e fixado em half Karnovsky para analise ultra-estrutural. Uma parte das amostras foram processadas e incluidas em historesina. Para a descricao morfologica geral do orgao epigonal foram utilizados cortes corados pelos metodos de Hematoxiiina-Eosina, Picro-Sirius, May-Grunwald-Giemsa e Sirius red pH 10,2. Sendo assim pode-se constatar que o orgao epigonal e constituido por um tecido hemocitopoetico mostrando elevada celularidade, principalmente celulas do tipo granulocitos. Desta forma os diversos tipos de leucocitos granulocitos foram denominados eosinofilo tipo I, eosinofilo tipo II e neutrofilo ao microscopio de luz e, granulocitos Gl, G2 e G3 ao microscopio eletronico. Quanto as fases de maturacao estes tipos celulares foram agrupados em imaturo e maduro. Os granulocitos identificados no orgao epigonal tambem foram encontrados no sangue periferico, no entanto a maioria constituida de celulas maduras. Ainda no sangue periferico foram observados trombocitos de aspecto fusiforme que mostravam basofilia citoplasmatica e ausencia de granulos, forma imatura; e trombocitos elipticos com granulos acidofilos no citoplasma, correspondendo a forma por nos classificada como madura
Assunto Células sanguíneas
Hematopoese
Morfologia
Cação (Peixe)
Idioma Português
Data 2000
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2000. 87 p. ilus.
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 87 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/16815

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta