A construção da identidade em adolescentes: um estudo exploratório

A construção da identidade em adolescentes: um estudo exploratório

Título alternativo Adolescent's identity construction: an exploratory study
Autor Schoen-ferreira, Teresa Helena Autor UNIFESP Google Scholar
Aznar-farias, Maria Autor UNIFESP Google Scholar
Silvares, Edwiges Ferreira De Mattos Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Universidade de São Paulo (USP)
Resumo According to Erikson's psychosocial theory, the most important task during adolescence is identity construction. Based on this assertion, this study, undertaken with 25 high school students (15 to 17 years old), compared the Groningen Identity Development Scale (GIDS), a identity evolution scale, with the Youth Self-Report (YSR), a screening mental problems checklist. Most of the teenagers were on two initial identity phases: diffusion and foreclosure. A significant relationship between low commitment and behavior problems was also found.

De acordo com a teoria psicossocial de Erikson, a tarefa mais importante da adolescência é a construção da identidade. Partindo desse pressuposto, este estudo, abrangendo 25 estudantes (de 15 a 17 anos) de Ensino Médio, comparou empiricamente informações fornecidas pela GIDS - The Groningen Identity Development Scale (escala que avalia o desenvolvimento de identidade) e pelo YSR - Young Self Report (checklist auto-aplicável que rastreia problemas mentais). A maioria dos adolescentes encontrava-se nos estados iniciais no desenvolvimento da identidade: difusão e execução de identidade. Foi ainda observada uma relação significativa do ponto de vista estatístico entre baixo comprometimento e problemas de comportamento.
Assunto adolescence
identity
behavior problems
adolescência
identidade
problemas de comportamento
Idioma Português
Data 2003-04-01
Publicado em Estudos de Psicologia (Natal). Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, v. 8, n. 1, p. 107-115, 2003.
ISSN 1413-294X (Sherpa/Romeo)
Editor Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Extensão 107-115
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2003000100012
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S1413-294X2003000100012 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/1702

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Nome: S1413-294X2003000100012.pdf
Tamanho: 230.5Kb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta