Caracterizacao do desenvolvimento cognitivo de criancas infectadas por HIV

Caracterizacao do desenvolvimento cognitivo de criancas infectadas por HIV

Título alternativo Characterization of cognitive development of HIV infected children
Autor Venske, Silvia Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo O objetivo do presente estudo foi fornrcer daddos atraves da investigacao do desenvolvimento cognitivo da crianca infectada pelo HIV. O instrumento utilizado foi a Escala de Inteligencia Stanford-Binet, 4a. edicao (THORNDIKE, HAGEN, SATTLER, 1986). Avaliamos o desempenho intelectual entre 53 criancas, de dois a 10 anos de idade, com ou sem o uso de terapia anti-retroviral Constatamos que 90,57 por cento das criancas(49,06 por cento classificados na Media e 41,51 por cento como limitrofes) quanto aos escores de QI, situaram-se dentro da variacao normal da populacao e 9,43 por cento apresentaram Retardo Mental Leve. Apos um intervalo de tempo minimo de 9 meses entre as duas avaliacoes, 29 destas criancas foram retestadas. Verificamos que nao houve modificacao no desempenho da habilidade cognitiva geral e nas diversas habilidades especificas com o uso da terapia anti-retroviral. Observamos melhora significante nas habilidades de linguagem, compreensao e vocabulario, na segunda avaliacao. A idade de inicio dos sintomas foi assocaiada ao desempenho intelectual das criancas. O desempenho do grupo de criancas que iniciaram com idades mais tardias o tratamento, foi melhor do que os que o iniciaram o tratamento em idades mais precoces. Conseguimos chegar a um perfil do desenvolvimento cognitivo das criancas com infeccao pelo HIV. Apontamos pata a necessidade de atendimento psicologico as criancas infectadas pelo HIV devido aos fatores psicossociais associados a SIDA influenciarem o desempenho das habilidades gerais e especificas das criancas
Assunto Desenvolvimento Infantil
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Inteligência
Linguagem
Testes Psicológicos
Idioma Português
Data 2001
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2001. 132 p. ilustabgraf.
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 132 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/17257

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