Acompanhamento laboratorial da resposta terapêutica em pacientes cronicamente infectados pelo vírus da hepatite C utilizando o teste de produção induzida in vitro de anticorpos (IVIAP)

Acompanhamento laboratorial da resposta terapêutica em pacientes cronicamente infectados pelo vírus da hepatite C utilizando o teste de produção induzida in vitro de anticorpos (IVIAP)

Título alternativo Follow up of therapeutic response with interferon-alpha in patients with chronic hepatitis C using the laboratory test in vitro induced antibody production (IVIAP)
Autor Arrais, Teresa Cristina de Oliveira Maia Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Granato, Celso Francisco Hernandes Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Definir os parametros de resposta precoce para uma resposta sustentada ao final do tratamento da hepatite C cronica, ainda continua um desafio para a pratica clinica. Os testes de viremia do virus C, alem dos niveis de ALT, sao parametros usados, mas apresentam limitacoes. O presente estudo piloto avaliou a tecnica de producao induzida in vitro de anticorpos (IVIAP) na evolucao da resposta terapeutica nos tres primeiros meses de tratamento, caracterizada como resposta precoce. Foram acompanhados 20 pacientes do Ambulatorio de Hepatites Virais da Gastroclinica do Hospital São Paulo. Destes, 16 pacientes foram tratados com interferon-alfa e 4 pacientes foram tratados com associacao interferonalfa/ ribavirina. As medias dos valores de IVIAP e ALT apresentaram uma curva de evolucao temporal semelhante. O IVIAP mostrou uma correlacao estatisticamente significativa (P=0,009) com o HCV-RNA. Entretanto, os niveis de ALT tambem apresentaram uma significancia estatistica com o HCV-RNA. Por se tratar de uma amostra pequena de pacientes, futuros estudos, envolvendo um numero maior de pacientes devem ser realizados, pois, de acordo com os dados encontrados, o IVIAP poderia ser utilizados na avaliacao da resposta terapeutica quando o HCV-RNA nao e disponivel. Alem disso, diferentemente dos niveis de ALT, o IVIAP parece nao sofrer alteracoes durante o tratamento com a ribavirina
Assunto Hepacivírus
Formação de anticorpos
Testes de Química Clínica
Idioma Português
Data 2000
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2000. 70 p. mapastab.
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 70 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/17261

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta