Um estudo sobre o processo de aprendizagem de criancas tratadas de leucemia linfoide aguda

Um estudo sobre o processo de aprendizagem de criancas tratadas de leucemia linfoide aguda

Título alternativo A study about the process of learning of children treated of acute lynphoblastic leukemia
Autor Mittempergher, Rita de Cassia Rabello Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo A Leucemia Linfoide Aguda e o cancer mais comum da infancia e seus indices de sobrevida e cura encontram-se entre os mais elevados nas neoplasias da infancia e da adolescencia. Desse modo, muitos sao os estudos sobre os efeitos tardios do seu tratamento, incluindo os relacionados ao desenvolvimento cognitivo das criancas tratadas de Leucemia. Essa dissertacao tem por objetivo avaliar quais fatores, associados a vivencia desse tratamento, sao intervenientes no processo de escolarizacao das criancas que por ele passam e como elas percebem essas intervencoes. A escola, de fundamental importancia no desenvolvimento global do individuo, nao se limita, meramente, a transmitir conhecimentos formais, marcando profundamente a constituicao do individuo enquanto sujeito e ser social. Sendo assim, o comprometimento da relacao da crianca ou adolescente com seu processo de aprendizagem pode significar mais do que a perda de anos letivos e, por esse motivo, e fundamental que sejam conhecidas as variaveis relacionadas ao tratamento que podem interferir nesse processo. A importancia desse trabalho reside na analise da relacao entre a crianca e sua escola durante o tratamento da Leucemia Linfoide Aguda. Atraves de entrevistas realizadas com criancas e adolescentes tratados de Leucemia Linfoide Aguda, foi possivel ampliar essa questao, permitindo uma reflexao sobre formas de abordagem que possam auxilia-los a conviver simultaneamente com a aprendizagem e o tratamento, envolvendo familias e profissionais da Saúde e da Educacao na busca de solucoes para as dificuldades que possam, eventualmente, acontecer
Assunto Aprendizagem
Desenvolvimento Infantil
Leucemia Linfoide
Cognição
Idioma Português
Data 2001
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2001. 136 p. tab.
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 136 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/17287

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