Conhecimento de maes e auxiliares de desenvolvimento infantil referente ao desenvolvimento de linguagem de criancas de zero a vinte e quatro meses de idade

Conhecimento de maes e auxiliares de desenvolvimento infantil referente ao desenvolvimento de linguagem de criancas de zero a vinte e quatro meses de idade

Título alternativo Knowledge of mothers and nursey school assistants concerning the language development of children from the age of zero to twenty four months
Autor Cardoso, Regina Maria Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Objetivo: Verificar o conhecimento de maes e Auxiliares de Desenvolvimento Infantil referente ao desenvolvimento da linguagem de criancas de zero a vinte e quatro meses de idade e sua relacao com o nivel de escolaridade dessas cuidadoras. Metodos: Estudo transversal analitico, realizado com uma amostra nao probabilistica de 250 cuidadoras, divididas em cinco grupos, sendo 200 maes, residentes, em sua maioria, no municipio de Embu, e 50 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil que atuavam em Creches Publicas do mesmo municipio. A coleta de dados foi feita por meio de um protocolo, contendo informacoes sobre as caracteristicas sociodemograficas das cuidadoras, e de um questionario baseado no Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II, com treze questoes fechadas sobre marcos do desenvolvimento da linguagem de zero a vinte e quatro meses. Ambos foram aplicados sob forma de entrevista. Resultados: A media de acertos em todos os grupos de maes e Auxiliares de Desenvolvimento Infantil foi de 11,6 questoes. Nos grupos de maes, a frequencia de acertos aumentou conforme o nivel de escolaridade em apenas quatro questoes. Os resultados obtidos no grupo de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil ficaram aquem do esperado, quando comparados aos das maes de mesma escolaridade. Conclusoes: As maes, segundo o nivel de escolaridade, e as Auxiliares de Desenvolvimento Infantil apresentaram diferencas pouco relevantes em sua capacidade de observar a emergencia de marcos significativos do desenvolvimento da inguagem em criancas de zero a vinte e quatro meses
Assunto Desenvolvimento da Linguagem
Lactente
Creches
Idioma Português
Data 2001
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2001. 58 p. tab.
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 58 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/17725

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta