Estudo epidemiologico de Paracoccidioides brasiliensis atraves da analise de polimorfismo obtido por RAPD(Random amplified polymorphic DNA)

Estudo epidemiologico de Paracoccidioides brasiliensis atraves da analise de polimorfismo obtido por RAPD(Random amplified polymorphic DNA)

Título alternativo Epidemiologic study of Paracoccidioides brasiliensis through the analysis of polymorphism obtained for RAPD(Random amplified polymorphic DNA)
Autor Silva, Adriana da Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Paracoccidioidomicose e uma micose sistemica causada pelo fungo dimorfico Paracoccidioides brasiliensis. A distribuicao geografica desta doenca esta restrita a paises da America Latina, com sua maior ocorrencia no Brasil. As regioes endemicas da micose sao normalmente locais de florestas tropicais e subtropicais com temperaturas medias entre 17ºC e 24ºC, umidade relativa alta e indice pluviometrico entre 800 a 2000mm. Para estudo epidemiologico desse microrganismo, utilizamos o metodo de RAPD, baseado na PCR, o qual consiste na amplificacao do DNA genomico, utilizando um unico e arbitrario primer. Selecionamos 42 isolados de P. brasiliensis, de diferentes regioes da America Latina, diferentes formas clinicas, da natureza e isolados conhecidos pela virulencia em animais de laboratorio; com o intuito de associar o perfil de DNA obtido segundo caracteristicas dos isolados. Neste estudo sete primers foram testados: (GACA)4, M13, A3, OPG 03, OPG 05, OPG 14 e OPG 16, atraves dos quais detectamos alto grau de polimorfismo a nivel de DNA genomico entre os isolados de P. brasiliensis. Para a analise dos dados obtidos, construimos os dendrogramas de cada primer, assim como, um dendrograma consenso dos sete primers e constatamos uma grande diferenca genetica entre os isolados, que nao permitiu a discriminacao e classificacao dos mesmos de acordo com sua localizacao geografica, forma clinica ou virulencia
Assunto Paracoccidioides
Polimorfismo Genético
Técnica de Amplificação ao Acaso de DNA Polimórfico
Idioma Português
Data 2001
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2001. 89 p. ilus.
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 89 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/17747

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta