Impacto de programa educativo no gasto energertico de escolares nas aulas de educacao fisica: ensaio randomizado controlado

Impacto de programa educativo no gasto energertico de escolares nas aulas de educacao fisica: ensaio randomizado controlado

Título alternativo The impact of an educacional program on the energy expenditure of schoolchildren in te physical education classes: a randomized controlled study
Autor Cunha, Cristianne Troleis da Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo O nivel de atividade fisica em todas as faixas etarias tem sido cada vez mais valorizado como fator de protecao para doencas cronicodegenerativas, podendo ser utilizado tanto na promocao da Saúde como no processo terapeutico de varias doencas. Observamos no Brasil uma queda nos niveis de atividade fisica das criancas, aumentando os riscos associados ao sedentarismo e a obesidade. 0 presente estudo tem como objetivo avaliar o impacto no gasto energetico de um programa de intervencao durante as aulas de Educacao Fisica de escolas publicas de São Paulo. A populacao estudada e composta por criancas matriculadas nas as f e 22 series do Ensino Fundamental de oito escolas (tres expostas e cinco nao-expostas) da Diretoria Regional de Ensino Centro-Sul da cidade de São Paulo. 0 gasto energetico dos alunos foi mensurado utilizando-se o instrumento de observacao denominado SOFIT (System for Observing Fitness Instruction Time), determinando o nivel de atividade fisica e o gasto energetico total durante aulas de Educacao Fisica. Para essa avaliacao foram filmadas e cronometradas 78 aulas de Educacao Fisica e avaliadas 136 criancas antes e depois da intervencao. Os resultados mostraram um aumento do nivel de atividade fisica e do gasto energetico das criancas expostas durante as aulas de Educacao Fisica quando comparadas com as nao-expostas, nao havendo diferenca entre os sexos. Em relacao as aulas de Educacao Fisica, houve aumento do tempo de duracao das aulas apos a intervencao, no entanto, em relacao ao conteudo, na maioria predominaram jogos, nao havendo conteudo teorico em nenhuma das aulas. Observa-se uma mudanca de comportamento nos professores apos a intervencao, aumento do nivel de atividade fisica e do conhecimento. Pode-se concluir que o programa de intervencao adotado neste estudo foi eficiente, contudo, estudos demonstram que professores de Educacao Fisica obtem melhores resultados
Assunto Metabolismo Energético
Educação Física e Treinamento
Criança
Idioma Português
Data 2002
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2002. 103 + 53 anexo p. tab.
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 103 + 53 anexo p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/17874

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