Desempenho de um grupo de escolares em classe de aceleracao em tarefas psicomotoras

Desempenho de um grupo de escolares em classe de aceleracao em tarefas psicomotoras

Título alternativo Performance of a group of students in a class of acceleration in psychomotor tasks
Autor Fontenele, Fernanda Goersch Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Objetivo: caracterizar o desempenho de escolares matriculados em classe de aceleracao em tarefas psicomotoras, identificando as principais dificuldades psicomotoras desses alunos. Metodo: foram avaliadas 36 criancas, 18 da classe de aceleracao (Grupo de Estudo) e 18 das classes regulares do ensino fundamental (Grupo Controle), de ambos os sexos, na faixa etaria dos sete aos 11 anos. Os escolares das classes regulares do Ensino Fundamental - 1ª a 5ª series - foram selecionados obedecendo aos seguintes criterios de inclusao: terem as mesmas idades das criancas do grupo de estudo; matriculadas na mesma escola; nao apresentarem repetencia no historico escolar; nao apresentarem queixas ou indicacoes de dificuldades escolares; e idade cronologica compativel com o periodo escolar determinado pela LDB. Os escolares foram submetidos ao exame psicomotor utilizado por Picq e Vayer (1985). O tratamento estatistico contemplou os calculos da distribuicao de frequencia expressa em porcentagem, e para verificar diferencas significativas entre os grupos o teste do qui-quadrado no nivel de significancia 5 por cento. Resultados: verificou-se entre os alunos da classe de aceleracao que 84,9 por cento veem apresentando problemas de organizacao espacial, 44,4 por cento problemas na prova de rapidez, 33,3 por cento problemas de coordenacao motora global, 16,7 por cento problemas de coordenacao motora fina e estruturacao espaciotemporal, respectivamente, 11,1 por cento problemas de equilibrio e 5,6 por cento problemas de controle segmentario. Os resultados mostraram que houve diferenca estatisticamente significante na comparacao entre os grupos somente na prova de organizacao espacial e que os alunos das classes regulares do Ensino Fundamental apresentaram melhor desempenho na realizacao de todas as tarefas propostas pelo exame psicomotor. Na prova de observacao da dominancia lateral, observou-se no GE que 44 por cento sao destros, 27 por cento apresentaram lateralidade indefinida, 16 por cento possuem lateralidade cruzada e 5,6 por cento sao canhotos. Conclusao: a caracterizacao do desempenho psicomotor de alunos da classe de aceleracao evidenciou a presenca de dificuldade de orientacao espacial como principal caracteristica do grupo. Outras dificuldades foram encontradas em maior ou menor numero de aparecimento
Assunto Desempenho Psicomotor
Idioma Português
Data 2004
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2004. 85 p.
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 85 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18796

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