Aspectos psicomotores de criancas com disturbios de leitura e escrita

Aspectos psicomotores de criancas com disturbios de leitura e escrita

Título alternativo Psychomotor aspects of children with writing and reading disorders
Autor Marinho, Clenia Regia Saboia Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Objetivo: Caracterizar o comportamento psicomotor de um grupo de escolares com DLE, segundo as variaveis faixa etaria e atividade psicomotora. Metodo: Foi realizada uma pesquisa de analise descritiva e quantitativa, da qual participaram 40 escolares com disturbio de leitura e escrita, de ambos os sexos, na faixa etaria de 7 anos a 10 anos e 11 meses de idade. Os dados foram coletados no Nucleo de Assistencia Medica Integrada, para se obter a descricao dos comportamentos psicomotores atraves de entrevista e avaliacao psicomotora(Picq e Vayer, 1988), que constou de provas que avaliaram as atividades : coordenacao dinamica das maos, coordenacao dinamica geral, equilibrio(controle postural),controle segmentario(controle do proprio corpo), organizacao espacial(orientacao de direita-esquerda), estruturacao espaciotemporal, dominancia lateral e rapidez. Resultados: Verificou-se que os escolares com disturbio de leitura e escrita falharam em qualquer que fosse a faixa etaria em pelo menos uma das provas propostas pela avaliacao, apresentando em comum, em todas as faixas etarias, desempenho inferior ao esperado para suas idades nas provas de equilibrio e rapidez, e desempenho acima do esperado para a sua idade na prova de estruturacao espaciotemporal em todas as faixas etarias. A dominancia lateral homogenea ou cruzada nao influenciou na realizacao das provas, mostrando que nao houve diferenca estatisticamente significante entre as medias de resposta encontradas para as diferentes provas. Ao se comparar as faixas etarias e a media de resposta encontrada em cada faixa etaria para cada prova, observou-se que existe atraso psicomotor de um ano, dois anos e ate tres anos, dependendo da prova. Conclusao: Os escolares com DLE, de todas as faixas etarias, falharam em duas ou mais atividades psicomotoras e evidenciaram atrasos maiores ou menores em seus comportamentos psicomotores
Assunto Dislexia
Desempenho Psicomotor
Idioma Português
Data 2004
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2004. 87 p.
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 87 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18809

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta