O teste do progresso como instrumento de avaliação da aquisição do conhecimento na graduação médica

O teste do progresso como instrumento de avaliação da aquisição do conhecimento na graduação médica

Título alternativo The progress test as an assessment method of the knowledge acquisition at a medical graduation
Autor Faccin, Mellysande Pontes Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Atallah, Álvaro Nagib Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Saúde baseada em evidências – São Paulo
Resumo O Teste do Progresso é um método de avaliação cognitiva, composto por questões de múltipla escolha, e que tem sido utilizado para a verificação da cinética de aprendizado ao longo do curso médico. Objetivos Gerais: este estudo visa estimar a utilidade do Teste do Progresso como método de avaliação da aquisição de conhecimento durante o curso médico, a partir da experiência do uso do instrumento na Escola Paulista de Medicina – UNIFESP. Objetivos Específicos: observar o uso do Teste do Progresso como método avaliador constante do aluno, da série e das disciplinas que o compõem. Método: O presente trabalho constituiu-se de um estudo prospectivo, no qual foram analisados os dados do Teste do Progresso aplicado durante seis anos consecutivos, de 1996 a 2001, em todas as séries de graduação médica da Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo. Análise estatística: Utilizou-se a técnica de análise de variância para medidas repetidas. As variáveis quantitativas mensuradas em um único momento foram analisadas com o teste t-Student. Os valores de p < 0,05 foram considerados estatisticamente significantes. Conclusões: O Teste do Progresso foi um instrumento eficaz na avaliação da aquisição de conhecimento médico ao longo dos anos da graduação, por série e por disciplina analisada.

Context: The Progress Test is an assessment method to assess knowledge with a multiple-choice questions format that has been used to evaluate the kinetic of the learning along medical course. General Objectives: to examine if Progress Test is useful as an assessment method of evaluate the longitudinal performance of the student’s knowledge during the six-year medical course, from the experience of the use of this instrument in the São Paulo School of Medicine - UNIFESP. Specific objectives: We also study the method to individually assess students, classes and disciplines. Method: this is a prospective study, which analyzed the application of Progress Test during six consecutive years, from 1996 to 2001, to all voluntary medical students of the São Paulo School of Medicine - Federal University of São Paulo. Statistical Analyses: we used the variance analyses for repeated measures. T-student test was used to assess quantitative variables measured in each only moment. The p value <0,05 were considered significant. Conclusions: The Progress Test was an efficient instrument to evaluate the acquisition of medical knowledge along the graduation, for series and for disciplines analyzed.
Assunto Avaliação educacional
Educação médica
Progress test
Assessment
Medical education
Idioma Português
Data 2005
Publicado em FACCIN, Mellysande Pontes. O teste do progresso como instrumento de avaliação da aquisição do conhecimento na graduação médica. 2004. 128 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2005.
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 128 f.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20484

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Nome: Publico-20484.pdf
Tamanho: 666.4Kb
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