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Title: Pós-graduação e formação de docente: a experiência da disciplina de formação didático-pedagógica em Saúde na UNIFESP
Other Titles: Graduate studies and facult development: the experience of the pedagogy and instructional methods in health sciences at the UNIFESP
Authors: Seiffert, Otilia Maria Lúcia Barbosa [UNIFESP]
Freitas, Maria Aparecida de Oliveira [UNIFESP]
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Keywords: Docentes
Educação de Pós-graduação
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Citation: FREITAS, Maria Aparecida de Oliveira. Pós-graduação e formação docente: a experiência da disciplina de formação didático-pedagógica em saúde na UNIFESP.. 2005.143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2005.
Abstract: O presente estudo tem como objeto a formação da docência para o ensino superior na área da Saúde no âmbito da Pós-Graduação Stricto Sensu. Assumese como objetivo geral analisar o significado atribuído pelos egressos à Disciplina de Formação Didático-Pedagógica em Saúde ofertada nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu na UNIFESP, identificando sua importância para o Magistério Superior na área da Saúde. O percurso metodológico compreendeu uma pesquisa bibliográfica sobre a docência universitária, privilegiando tanto a produção científica nacional como internacional; pesquisa documental realizada por meio de consultas à legislação nacional que trata sobre Ensino Superior, Docência e Pós-Graduação, e documentos relacionados à Disciplina de Formação DidáticoPedagógica em Saúde; mapeamento dos alunos egressos do período de 1998 a 2003, para a composição da amostra dos sujeitos que estivessem exercendo a docência; encaminhamento de questionário semiestruturado a 112 egressos e análise dos dados a partir da técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelam que a Disciplina exerce influência sobre a maneira como estes sujeitos atuam na Docência, indicando assim, sua importância para o processo de formação de docentes para o magistério superior em saúde.
This thesis presents the findings of a research on faculty development conducted at the Health Sciences graduate programs (Master and Doctoral degrees) offered by the Federal University of São Paulo-UNIFESP. . Its major objective was to analyze the views and conceptions shared by the graduate students who had attended the Pedagogy and Instructional Methods lectures regarding their significance and role for their teaching practice in the field of Health Sciences. The methodological approach included a bibliographic research on national and international scientific production on faculty development for higher education; documental research with the focus on the general national legislation for higher education and faculty development and graduate studies, and official documents related with the subject Pedagogyand Instructional Methods in Health Science. This study also charted the students who completed the program between 1998 and 2003 and elected as study sample those (112 subjects) still involved in teaching activities at the time of data collection. The data was collected through a semi-structured questionnaire.. The data analysis technique used was Content Analysis. The results showed that the participation in the faculty development lectures offered by UNIFESP has influence on the individuals’ teaching skills and practices, indicating the importance of this program for the process of faculty development in Health Sciences. at the higher education level.
URI: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20576
Appears in Collections:Dissertação de mestrado

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