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Title: Disciplina de endodontia: uma análise a partir da ótica de docentes e discentes de odontologia
Other Titles: Course of endodontic: an analyze from thr point of view of the teachers and students of dentistry
Authors: Sonzogno, Maria Cecilia [UNIFESP]
Prats, Luciene Duarte [UNIFESP]
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Keywords: Educação em saúde
Educação superior
Endodontia
Odontologia
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Citation: PRATS, Luciene Duarte. Disciplina de endodontia: uma análise a partir da ótica de docentes e discentes de odontologia. 2005. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2005.
Abstract: A Endodontia é uma especialidade da Odontologia que requer muita atenção por parte dos profissionais por sua especificidade. No curso de Odontologia da Universidade Metropolitana de Santos, a Disciplina de Endodontia é bastante atuante e com resultados positivos, apesar de algumas dificuldades no Processo Ensino-Aprendizagem. O ensino de Endodontia passa por transformações assim como toda a Odontologia. Fazem-se necessárias então, algumas mudanças, mas para tal é preciso identificar as possibilidades e limitações do Processo Ensino-Aprendizagem na disciplina de Endodontia. Objetivamos, portanto, analisar este Processo através da ótica de docentes e discentes e assim caracterizar o ensino da Endodontia, no que se refere a conteúdos, carga horária, momento de inserção no currículo, relação teoria e prática e formação docente, além de verificar aproximações entre o programa de Endodontia e as Diretrizes Curriculares Nacionais. Como referencial teórico, usamos como suporte a história da Odontologia e da Endodontia, o ensino da Odontologia e a inserção da Endodontia e as mudanças no ensino superior brasileiro. O estudo teve a participação de 48 alunos que concluíram a Disciplina de Endodontia, respondendo a um questionário e de três professores que, através de a uma entrevista semi-estruturada, manifestaram suas opiniões, limites e possibilidades da disciplina de Endodontia para a formação do cirurgião dentista bem como facilidades/dificuldades no Processo EnsinoAprendizagem. Os dados quantitativos são apresentados sob a forma de gráficos e os dados qualitativos foram divididos em núcleos temáticos. Concluímos que alguns pontos foram bastante esclarecedores outros deixaram algumas questões a serem respondidas e, quem sabe, nos fazer buscar soluções. Quanto ao aprendizado, obtivemos resultados positivos e, ao mesmo tempo constatamos pontos de fragilidade nas relações professor/aluno e no quesito avaliação.
Endodontics is an area that requires a lot of the professional’s attention due to its specificity. The course on Endodontics at the Faculty of Dentistry of the Metropolitan University of Santos is very prominent with good results, in spite of some difficulties involving the teaching-learning process. The teaching of Endodontics is going through transformations, along with that of the Dentistry course. A few changes are necessary but, in order to do that, the possibilities and limitations of the teaching-learning process of Endodontics must be identified. The aim of this study is to analyze the process from the point of view of the teachers and the students so as to characterize the teaching of Endodontics regarding its content, the amount of time alloted to it, its point of insertion in the curriculum, the relationship between theory and practice, and the Curricula Directives. This study relies upon the History of Dentistry and Endodontics, the teaching of it and its insertion and the changes of College teaching in Brazil. Forty eight students who had already finished the course and three of the teachers giving the course took part in the study. The students answered a questionnaire and the teachers took part in a semi-structured enterview expressed their opinions, the limitations and the possibilities of the course of Endodontics in the dental surgeon education, as well as the facilities/difficulties of the teaching-learning process.The quantitative data are presented in graphs and the qualitative data were separated into thematic groups. Some of the points were very revealing, while others opened up new issues to be looked at and, hopefully, to find solutions for. As to the teaching, the results were positive end at the same time, a few weak aspects were identified in the student-teacher relationship and evaluation.
URI: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20582
Appears in Collections:Dissertação de mestrado

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