Interferencia retroativa de diferentes demandas cognitivas na consolidacao da memoria

Interferencia retroativa de diferentes demandas cognitivas na consolidacao da memoria

Título alternativo Retroactive interference of different cognitive demands in memory consolidation
Autor Alves, Marcus Vinicius Costa Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo A consolidacao da memoria e um processo que ocorre para a estabilizacao de novas memorias. Perturbar tal processo com um estimulo pos-aprendizagem poderia prejudicar esta estabilizacao, causando possivel perda das memorias. Tal interrupcao e chamada de Interferencia Retroativa (IR). Para testar como o esforco cognitivo e os diferentes tipos de processamento cognitivos estao relacionados com essa interferencia, foram realizados dois experimentos com participantes saudaveis (20 no primeiro experimento e 25 no segundo), utilizando listas de palavras como medida de recordacao livre, reconhecimento e posicao serial, com IR com diferentes demandas cognitivas entre codificacao e teste (apos tres minutos). No Experimento I (EXP1), com as tarefas Geracao Aleatoria de Numeros de um numero a cada dois segundos (GanLento), Geracao de Numeros Aleatorios de um numero a cada um segundo (GanRapido) e um intervalo vazio (VAZIO); E no Experimento II (EXP2), alem do intervalo vazio e da GanLento, uma contagem simples a cada dois segundos de 1 a 9. Para a mensuracao do esforco cognitivo foi utilizado o registro da dilatacao da pupila dos participantes e uma escala subjetiva. Os resultados do EXP1 indicaram efeito de tarefa versus o intervalo Vazio tanto na recordacao livre quanto no reconhecimento, efeito que nao aconteceu no EXP2. Os resultados do estudo sugerem que o efeito da interferencia parece depender de mais fatores alem da insercao pontual de tarefas demandantes pos-aprendizagem, mas tambem de uma interacao global entre o esforco cognitivo realizado no periodo em que estaria acontecendo a consolidacao e do contexto dos testes
Assunto Humanos
Memória
Manifestações Neurocomportamentais
Rememoração Mental
Teoria Psicológica
Pupila
Humanos
Idioma Português
Data 2013
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2013. 71 p.
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 71 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22827

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