Integracao semantica em criancas com Transtorno Global do Desenvolvimento

Integracao semantica em criancas com Transtorno Global do Desenvolvimento

Título alternativo Semantic Integration in Global Development Disorder
Autor Ribeiro, Tatiane Cristina Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo As criancas com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) tem prejuizo no funcionamento intuitivo da mente e na tendencia natural em integrar partes de informacoes para formar um ætodoÆ provido de significado. Estudos mostram que os autistas nao tem prejuizo em compreender palavras isoladas, mas tem dificuldade na integracao de significados de diferentes palavras numa sentenca. Este deficit parece estar relacionado com uma falha no processamento de informacoes para dar significado ao contexto. Objetivos: 1) Verificar o processamento de integracao semantica em sentencas e musicas com imagens-alvo por meio do Potencial Cognitivo N400 e LPP em tarefa de integracao semantica. 2) Observar tempo de reacao. Metodo: Estudo quase-experimental com amostra de 7 sujeitos entre 8 e 20 anos com diagnostico de TGD e 7 sujeitos controle pareados por idade, genero e QI. Instrumentos: Foram aplicadas tarefas de integracao semantica realizadas durante a gravacao do ERP, bateria de testes da Escala Wechsler para Criancas (WISC-III) e bateria de testes da Escala Wechsler para Adultos (WAIS-III). Resultados: Na tarefa de alvo de sentencas: os participantes categorizaram os estimulos incongruentes com mais precisao do que os congruentes de forma equivalente entre os dois grupos; nao houve diferencas significativas no tempo de reacao; a amplitude do N400 foi significativamente mais negativa nas criancas tipicas; no PPL o potencial foi elevado nos alvos congruentes do grupo ASD. Na tarefa de alvo de musica: melhor acuracia para os estimulos incongruentes no grupo controle, nao houve diferenca no tempo de reacao; no LPP houve uma diferenca significativa no grupo ASD, mas nao no grupo controle. Conclusoes: o potencial cognitivo N400 e sensivel a incongruencia semantica na tarefa de alvo de imagem em um contexto verbal no desenvolvimento tipico, mas nao nas criancas do espectro autista; o LPP exibiu uma resposta especular para tarefas verbais e musicais em pacientes do espectro autista, mas nao nos controles
Assunto Humanos
Transtornos Globais do Desenvolvimento Infantil
Potenciais Evocados
Semântica
Humanos
Idioma Português
Data 2012
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2012. 40 p.
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 40 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22840

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