Ocular changes due to systemic alpha-interferon therapy for hepatitis C

Ocular changes due to systemic alpha-interferon therapy for hepatitis C

Título alternativo Alterações oculares por uso sistêmico de alfa-interferon em pacientes com hepatite C
Autor Jung, Liang Shih Autor UNIFESP Google Scholar
Ciola, Fabiano Bojikian Autor UNIFESP Google Scholar
Conceição, Raquel Dilguerian De Oliveira Autor UNIFESP Google Scholar
Silva, Antonio Eduardo Benedito Autor UNIFESP Google Scholar
Moraes, Nilva Simerem Bueno Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo PURPOSE: To describe ocular (specially fundoscopic) changes due to systemic alpha-interferon (IFN) therapy in patients with hepatitis C. This is a prospective, descriptive and observational (non-interventional) study, and its results are preliminary. METHODS: Patients were selected with indication of alpha-interferon therapy for hepatitis C. They underwent ocular examinations before therapy and 1, 3, 6 and 12 months after starting the therapy. HIV patients and those who had a history of previous treatment with alpha-interferon were excluded from the study, but examined. RESULTS: Fifty-one patients were selected from November 1999 to June 2000. The male-to-female ratio was 1.55. The age average was 47 years. The best corrected visual acuity ranged from 20/15 to 20/40. Most of the symptomatic patients complained of foreign body sensation in the eyes, which became more tolerable with time. Complaints comprised flu-like symptoms, joint pain, depression, headache, and general weakness. Ocular findings related to alpha-interferon were: cotton wool spots (3 eyes) and intraretinal hemorrhage (1 eye). One patient died during the study, due to another disease not related to hepatitis, and one patient refused to be examined. CONCLUSIONS: There are retinal vascular changes due to systemic alpha-interferon for hepatitis C. There are no studies in our country describing ocular changes in patients with hepatitis C on therapy with alpha-interferon. General physicians and specially gastroenterologists should pay special attention to this problem, and refer these patients to the ophthalmologist in order to determine and follow any lesion that may be related to the use of this drug.

OBJETIVO: Avaliar alterações oculares (em especial lesões fundoscópicas) em pacientes com hepatite C tratados com alfa-interferon (IFN). MÉTODOS: Estudo prospectivo, descritivo e observacional de pacientes com hepatite C do serviço de Gastroenterologia da UNIFESP com indicações de uso de alfa-interferon entre novembro de 1999 e junho de 2000. Esses pacientes foram submetidos a exame oftalmológico completo antes e 1, 3, 6 e 12 meses após o início do tratamento. Pacientes HIV positivos, ou com exposição prévia à droga foram excluídos. RESULTADOS: De um total de 51 pacientes selecionados, 31 foram acompanhados. A relação masculino-feminino foi de 1,55, e a média de idade de 47 anos. A acuidade visual corrigida variou de 20/15 a 20/40. Vinte e dois por cento dos pacientes queixaram-se de sensação de corpo estranho, principalmente nos dois primeiros meses de terapia. Queixas gerais foram: artralgia, cefaléia, depressão, fraqueza muscular. Achados oculares foram: hemorragia retiniana (um olho) e exsudatos moles (três olhos), todos assintomáticos. Em um paciente com história pregressa de tratamento com interferon, observou-se presença de hemorragia vítrea, exsudatos duros e moles e tortuosidade vascular. Um paciente faleceu durante o tratamento por infarto cardíaco. CONCLUSÕES: Existem alterações oculares por uso sistêmico de alfa-interferon. Não existem estudos no nosso país descrevendo essas alterações. Médicos clínicos gerais e gastroenterologistas devem prestar atenção a esse tipo de problema, e encaminhar os pacientes a um serviço de oftalmologia para acompanhamento paralelo.
Assunto Hepatitis C
Interferon-alpha
Retina diseases
Hepatite C
Alfa-interferon
Retinopatia
Idioma Inglês
Data 2004-12-01
Publicado em Arquivos Brasileiros de Oftalmologia. Conselho Brasileiro de Oftalmologia, v. 67, n. 6, p. 917-920, 2004.
ISSN 0004-2749 (Sherpa/Romeo)
Editor Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Extensão 917-920
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27492004000600014
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0004-27492004000600014 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/2310

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Nome: S0004-27492004000600014.pdf
Tamanho: 134.9Kb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta