O ensino e práticas de cuidado: o caso de um curso de graduação em enfermagem

O ensino e práticas de cuidado: o caso de um curso de graduação em enfermagem

Título alternativo The teaching and practices of caring in the nursing: el caso de un curso de pregrado en enfermeria
La enseñanza y las praticas de cuidado
Autor Amorim, Rita da Cruz Google Scholar
Oliveira, Eleonora Menicucci de Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Estadual de Feira de Santana
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo This research has been motivated by the author's own experiences and concens she had during her professional schooling and practice. The aim of this study is to analyse the educational forming process of the nurse. When it comes to the teaching of caring/cared in the nursing course. The emphasis is on the dynamic procedures of the nurse according to the faculty of the Adult Health Field, students and ex-students of the course. Based on previous Knowledge, through the empirical material, the meanings of the teaching and learning of caring/cared have been described and analysed in the search of a reflexion about the educational process of those professionals. The qualitative approach and the study case method have been used and data have been collective from semi-structured interviews. To analyses the material, the strategy of the collective subject discourse has been applied. The analyses of those discourses made it possible to create themes, among which, the one focused on this sudy: caring/cared taken as the scientific object in the nursing practice and its construction for the social practice.

Vivencias e inquietaciones construídas durante la formación y actuacion profesionales de la autora motivarán esta investigación, que tiene como objeto el proceso de enseñanza del cuidar/cuidado en um curso de Enfermería que tuvo como objetivo analizar el proceso de formación de la enfermera o buscando conocer su dinâmica através de los óptica de la profesores del área de la salud de los adultos, estudiantes y ex estudiantes del curso. Baseado em el conocimento anterior atraves de material empírico, los significados de enseñar asi como aprender acerca de lo cuidar/del cuidado fueran descriptos y analisados, promocionando uma reflexion acerca de la formación de estas profissionales. El abordaje metodológico fue calitativa com el método de estudios de caso. La selección de material que realizado por la técnica de encuestas medio-estructurado. Para el análisis del material, que trabajado la estrategia metodologica del discurso del sujeto colectivo. Los análisis de los discursos hicieran posible la creaccian de temáticas, abordada en este artículo, lo que trata de lo cuidar/del cuidado como objeto de trabajo del enfermaje y su construcción para uma práctica social.

Vivências e inquietações construídas ao longo da formação e atuação profissional da autora motivaram esta pesquisa, tendo como objeto o processo de ensino do cuidar/cuidado em um Curso de Enfermagem que teve por objetivo analisar o processo de formação da enfermeira, buscando conhecer sua dinâmica sob a ótica de docentes da Área de Saúde do Adulto, discentes e egressas do curso. Com base no conhecido, por meio do material empírico, os significados do ensinar e aprender o cuidar/cuidado foram descritos e analisados, fazendo uma reflexão a respeito da formação dessas profissionais. A abordagem metodológica foi a qualitativa com o método de Estudo de Caso. A coleta de material foi realizada por meio da técnica de entrevista com roteiro semi-estruturado. Para análise do material, foi trabalhada a estratégia metodológica do Discurso do Sujeito Coletivo. As análises dos discursos possibilitaram a criação de temáticas, sendo abordada neste artigo a que trata do cuidar/cuidado, como objeto de trabalho da Enfermagem e sua construção para uma prática social.
Assunto Teaching
Education
Nursing care
Ensino
Educação em enfermagem
Cuidados de enfermagem
Idioma Português
Data 2005-03-01
Publicado em Acta Paulista de Enfermagem. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), v. 18, n. 1, p. 25-30, 2005.
ISSN 0103-2100 (Sherpa/Romeo)
Editor Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 25-30
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002005000100004
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0103-21002005000100004 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/2433

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