O uso do tabaco por estudantes de primeiro e segundo graus em dez capitais brasileiras: possíveis contribuições da estatística multivariada para a compreensão do fenômeno

O uso do tabaco por estudantes de primeiro e segundo graus em dez capitais brasileiras: possíveis contribuições da estatística multivariada para a compreensão do fenômeno

Título alternativo The use of tobacco by school children in ten Brazilian state capitals: possible contributions of multivariatc statistical analysis to an understanding
Autor Barbosa, Maria Tereza Serrano Autor UNIFESP Google Scholar
Carlini-cotrim, Beatriz Autor UNIFESP Google Scholar
Silva-filho, Armando Ramos Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Associação Fundo de Incentivo à Psicofarmacologia
Resumo The use of tobacco among school children in ten Brazilian cities, by means of statistical techniques such as bivariate and multivariate analysis (Logit Model), was analyzed. Bivariate analysis revealed a positive association between the use of tobacco and the school child's non-academic occupation, evening course attendance, poor school performance, and parents' smoking habits. Multivariate techniques and the Logit Model showed that poor school performance (on the evening course) and parents' smoking habits (on the day-time course) were most significant variables. The importance of the utilization of multivariate technics for the real understanding of the various factors involved in complex behavior patterns such as the use of tobacco, alcohol and drugs, was discussed.

Analisou-se o uso de tabaco por estudantes de primeiro e segundo graus de dez capitais brasileiras, utilizando técnicas estatísticas bi e multivariadas (modelo logit). Pela análise bi-variada detectou-se que o uso de tabaco está positivamente associado ao fato de o estudante trabalhar, freqüentar o curso noturno, estar atrasado nos estudos e ter pais fumantes. Pela aplicação de técnicas multivariadas e do modelo logit, verificou-se que as variáveis de maior peso são a defasagem escolar (no curso noturno) e o fato de os pais fumarem (diurno). Discutiu-se a importância da utilização de técnicas multivariadas para a compreensão de fenômenos complexos como o do uso de tabaco e outros psicotrópicos.
Assunto Smoking
Multivariate analysis
Risk
Fumo
Análise multivariada
Risco
Idioma Português
Data 1989-10-01
Publicado em Revista de Saúde Pública. Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, v. 23, n. 5, p. 401-409, 1989.
ISSN 0034-8910 (Sherpa/Romeo)
Editor Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
Extensão 401-409
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101989000500007
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0034-89101989000500007 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/245

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