Adaptações do sistema de comunicação por troca de figuras no contexto escolar

Adaptações do sistema de comunicação por troca de figuras no contexto escolar

Título alternativo Adaptation of the picture exchange communication system in a school context
Autor Almeida, Maria Amélia Google Scholar
Piza, Maria Helena Machado Google Scholar
Lamônica, Dionísia Aparecida Cusin Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Carlos
Universidade Vale do Itajaí
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Universidade de São Paulo (USP)
Resumo BACKGROUND: alternative communication. AIM: to evaluate the efficacy of the adapted Pecs and Picture Communication Symbols (PCS) in the communication of a child with cerebral palsy. METHOD: the participant of this study was a 9 year and 10 months old girl, with athetoid quadriplegia. All stages of the adapted Pecs were applied (Walter, 2000), using the PCS pictures (Johnson, 1998), associated with the functional curriculum proposed by LeBlanc (1991). An experimental AB Design was used in order to test the procedures. RESULTS: the subject was able to pass through all of the adapted Pecs phases and to use her communication board in school activities. CONCLUSION: the adapted Pecs proved to be effective in improving the subject's communication abilities.

TEMA: comunicação alternativa. OBJETIVO: avaliar a eficácia do Sistema de Comunicação por Intercâmbio de Figuras (Pecs-Adaptado) e do Picture Communication Symbols (PCS) na comunicação de paralítico cerebral. MÉTODO: participou uma menina de 9a e 10m, com quadriplegia atetóide. Aplicou-se todas as fases do Pecs-Adaptado (Walter, 2000), usando figuras do PCS (Johnson, 1998), tendo como programa o currículo funcional (LeBlanc, 1991). Utilizou-se o delineamento experimental AB, tendo o sujeito como seu próprio controle. RESULTADOS: a participante passou por todas as fases propostas e usou sua prancha de comunicação nas atividades curriculares escolares. CONCLUSÃO: o Pecs-Adaptado mostrou-se efetivo para melhorar as habilidades comunicativas e escolares da participante.
Assunto Cerebral Palsy
Alternative Communication
Communication Barriers
Speech Language Pathology
Paralisia Cerebral
Comunicação Alternativa
Barreiras de Comunicação
Patologia da Fala e Linguagem
Idioma Português
Data 2005-08-01
Publicado em Pró-Fono Revista de Atualização Científica. Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda., v. 17, n. 2, p. 233-240, 2005.
ISSN 0104-5687 (Sherpa/Romeo)
Editor Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
Extensão 233-240
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872005000200012
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0104-56872005000200012 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/2594

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Nome: S0104-56872005000200012.pdf
Tamanho: 120.0Kb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta