O ruído e sua interferência sobre estudantes em uma sala de aula: revisão de literatura

O ruído e sua interferência sobre estudantes em uma sala de aula: revisão de literatura

Título alternativo Noise and its interference over students in a classroom environment: literature review
Autor Dreossi, Raquel Cecília Fischer Google Scholar
Momensohn-santos, Teresa Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Departamento de Clínica Fonoaudiológica
Resumo BACKGROUND: influence of the acoustic environment on learning. AIM: to analyze the possible alterations students of schools found under the impact of internal or external noises may present. METHOD: literature review on the following subjects: auditory processing, speech perception, acoustics of classrooms and basic notions about noise. CONCLUSION: schools are under the impact of varied noises that can become invisible opponents to the learning process, especially in a place where the listening situation must be privileged. Audiologists can be part of a multidisciplinary team, helping to monitor these areas and helping to implement hearing conservation programs.

TEMA: a influência do ambiente acústico na aprendizagem. OBJETIVO: analisar alterações que podem ocorrer aos estudantes de uma escola que se encontre sob impacto de ruídos internos ou externos às suas instalações.Para isso, foi realizada uma revisão da literatura sobre temas: processamento auditivo, percepção de fala, acústica em sala de aula, noções básicas de ruído. CONCLUSÃO: a escola se encontra sob forte impacto de ruídos diversos, que se tornam opositores invisíveis à aprendizagem, em um local onde a situação de escuta deveria ser muito privilegiada, e que os Fonoaudiólogos podem auxiliar uma equipe multidisciplinar no monitoramento destas áreas e na implantação de programas de conservação auditiva.
Assunto Noise
Speech Perception
School
Ruído
Percepção da Fala
Escola
Idioma Português
Data 2005-08-01
Publicado em Pró-Fono Revista de Atualização Científica. Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda., v. 17, n. 2, p. 251-258, 2005.
ISSN 0104-5687 (Sherpa/Romeo)
Editor Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
Extensão 251-258
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872005000200014
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0104-56872005000200014 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/2609

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Nome: S0104-56872005000200014.pdf
Tamanho: 37.49Kb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta