Os reflexos da gestão pela qualidade total em instituições hospitalares brasileiras

Os reflexos da gestão pela qualidade total em instituições hospitalares brasileiras

Título alternativo The reflexes of the management for the total quality in brazilians hospitals institutes
Los reflejos de la gerencia para la calidad total en institutos hospitalares brasilenos
Autor Balsanelli, Alexandre Pazetto Autor UNIFESP Google Scholar
Jericó, Marli De Carvalho Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Faculdade de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto Curso de Graduação em Enfermagem
Resumo OBJECTIVE: The present study objective consisted in raising the results for the hospitals and jobs of nursing in the managemental philosophy adoption. METHODS: The literature review had been used as methodology procedure. RESULTS: The analysis of the described experiences allowed to conclude that the T.Q.M. propitiated a profit with relation to the human features guaranteeing the satisfaction of the internal customer in its environment of work. The patient had its necessities supplied, there was recognition from the society and there was also improvement in the hospital statistics pointers. FINAL CONSIDERATIONS: The add of values based on the system knowledge consciousness, in scenery studies and the continuous learning became the differentiating element of these organizations.

OBJETIVO: El objetivo del actual estudio consistió en levantar los resultados para los hospitales y los trabajos del cuidado en la adopción gerencial de la filosofía. MÉTODO: La revisión de la literatura había sido utilizada como procedimiento de la metodología. RESULTADOS: El análisis de las experiencias descritas permitió para concluir que el G. Q. T. propitiated un beneficio en relación a las características humanas que garantizaban la satisfacción del cliente interno en su ambiente del trabajo. El paciente hizo sus necesidades proveer, había reconocimiento de la sociedad y había también mejora en los indicadores de la estadística de hospital. CONSIDERACIONES FINALES: La agregación de valores con base en la conciencia de los sistemas, en estudios de escenarios y el aprendizaje continuo se tornó el elemento diferenciador de estas organizaciones.

OBJETIVO: O objetivo do presente estudo consistiu em apresentar os resultados alcançados pelos hospitais e serviços de enfermagem na adoção dessa filosofia gerencial. MÉTODOS: Utilizou-se a revisão da literatura como procedimento metodológico. RESULTADOS: A análise das experiências descritas permitiu concluir que a G. Q. T. propiciou um ganho com relação aos recursos humanos garantindo a satisfação do cliente interno no seu ambiente de trabalho. O paciente teve suas necessidades supridas, houve reconhecimento da sociedade e também ocorreram melhorias nos indicadores de estatística hospitalar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A agregação de valores baseados na consciência do conhecimento de sistemas, em estudos de cenários e na aprendizagem contínua tornou-se o elemento diferenciador destas organizações.
Assunto Total quality management
Health facilities
Nursing services
Gestão de qualidade total
Instituições de saúde
Serviços de enfermagem
Idioma Português
Data 2005-12-01
Publicado em Acta Paulista de Enfermagem. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), v. 18, n. 4, p. 397-402, 2005.
ISSN 0103-2100 (Sherpa/Romeo)
Editor Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 397-402
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002005000400008
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0103-21002005000400008 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/2754

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