Procurando manter o equilíbrio para atender suas demandas e cuidar da criança hospitalizada: a experiência da família

Procurando manter o equilíbrio para atender suas demandas e cuidar da criança hospitalizada: a experiência da família

Título alternativo Trying to maintain the equilibrium to serve their demands and take care of hospitalized children: the family experience
Buscando mantener el equilibrio para atender sus demandas y cuidar del niño hospitalizado: experiencia de la familia
Autor Pinto, Júlia Peres Autor UNIFESP Google Scholar
Ribeiro, Circéa Amália Autor UNIFESP Google Scholar
Ohara, Conceição Vieira da Silva Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Anhembi-Morumbi
Centro Universitário São Camilo
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo The purposes of this qualitative study were to understand the meaning of the interactions experienced by the family during a child's hospitalization, identify the family's demands and construct a theoretical model representing this experience. Symbolic Interactionism was adopted as a theoretical and Grounded Theory as a methodological reference framework. Data were collected by means of observation and interviews with five families of children hospitalized due to acute disease with a good prognosis. The analysis identified two interactive phenomena: Losing control of the functioning, which expresses the situations experienced by the families, which generate demands; and seeking a new functioning rhythm, which shows the strategies the family undertakes to take care of the hospitalized child and maintain its functioning. The identification of the central category and the construction of the Theoretical Model represent the meaning of the experience for families during the hospitalization of one of their children.

Este estudio cualitativo tuvo como objetivo comprender el significado de las interacciones vivenciadas por la familia durante la hospitalización de un niño de su núcleo, identificar las demandas de la familia y construir un modelo teórico representativo de esa experiencia. El Interaccionismo Simbólico fue adoptado como referencial teórico y la Teoría Fundamentada en Datos como referencial metodológico. Los datos fueron recolectados por medio de observación y entrevistas con cinco familias de niños hospitalizados por afección aguda de buen pronóstico. El análisis identificó dos fenómenos interactivos: Perdiendo el control sobre su funcionamiento expresa las situaciones vivenciadas por las familias, que son generadoras de demanda; y Buscando un nuevo ritmo de funcionamiento, que demuestra las estrategias emprendidas por la familia para cuidar del niño hospitalizado y mantener su funcionamiento. La identificación de la categoría central y la construcción del Modelo Teórico representan el significado de la experiencia para la familia durante la hospitalización de uno de sus niños.

Este estudo de natureza qualitativa teve como objetivo compreender o significado das interações vivenciadas pela família durante a hospitalização de uma criança de seu núcleo, identificar as demandas da família e construir um modelo teórico representativo dessa experiência. O Interacionismo Simbólico foi adotado como referencial teórico e a Teoria Fundamentada nos Dados como referencial metodológico. Os dados foram coletados por meio de observação e entrevistas com cinco famílias de crianças hospitalizadas por afecção aguda de bom prognóstico. A análise identificou dois fenômenos interativos: perdendo o controle sobre o seu funcionamento expressa as situações vivenciadas pelas famílias que são geradoras de demanda e buscando um novo ritmo de funcionamento, demonstra as estratégias empreendidas pela família para cuidar da criança hospitalizada e manter seu funcionamento. A identificação da categoria central e a construção do Modelo Teórico representam o significado da experiência para a família na hospitalização de uma de suas crianças.
Assunto family
child
pediatric nursing
family relationships
família
criança hospitalizada
enfermagem pediátrica
relações familiares
Idioma Português
Data 2005-12-01
Publicado em Revista Latino-Americana de Enfermagem. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, v. 13, n. 6, p. 974-981, 2005.
ISSN 0104-1169 (Sherpa/Romeo)
Editor Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo
Extensão 974-981
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692005000600009
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0104-11692005000600009 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/2815

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