O significado da hospitalização para a criança pré-escolar: um modelo teórico

O significado da hospitalização para a criança pré-escolar: um modelo teórico

Título alternativo The meaning of hospitalization for the pre-school child: a theoretical model
El significado de la hospitalización para el niño en edad pre-escolar: un modelo teórico
Autor Ribeiro, Circéa Amália Autor UNIFESP Google Scholar
Angelo, Margareth Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Universidade de São Paulo (USP)
Resumo This study was aimed at comprehending the meaning of being hospitalized for pre-school children. The theoretical references were the Symbolic Interactionism and Vygotsky's theory on the child's symbolic play. The methodological referential was the Theory Based on Data. Eleven children between the ages of 3 and 6 took part in the survey. The strategies for data collection were: participative observation, interviews with the children mediated by the Therapeutic Toy, and interviews with the mothers. The analysis of the data made possible the construction of the technical model Growing up with the mother's protective presence, which puts in evidence the vulnerability, the child's force and the protection given by the mother to face the mystery and the fear of hospitalization.

En este estudio se tuvo como objetivo comprender el significado que tiene para un niño pre-escolar, estar hospitalizado. Los referenciales teóricos fueron el Interaccionismo Simbólico y la teoría de Vygotsky sobre el juego simbólico del niño y el referencial metodológico fue la Teoría Fundamentada en los Datos. Participaron del mismo 11 niños de tres a seis años de edad. Las estrategias de recolección de datos fueron: observación participante, entrevista con los niños, mediado por el Juguete Terapéutico y entrevista con las madres. El análisis de los datos permitió construir el modelo teórico Creciendo con la presencia protectora de la madre, que evidencia la vulnerabilidad, la fuerza del niño y la protección recibida de la madre, para enfrentar el misterio y el terror de la hospitalización.

Este estudo teve como objetivo compreender o significado de estar hospitalizada, para a criança pré-escolar. Os referenciais teóricos foram o Interacionismo Simbólico e a teoria de Vygotsky sobre a brincadeira simbólica da criança e o referencial metodológico foi a Teoria Fundamentada nos Dados. Participaram do mesmo 11 crianças de três a seis anos de idade. As estratégias de coleta de dados foram: observação participante, entrevista com as crianças, mediada pelo Brinquedo Terapêutico e entrevista com as mães. A análise dos dados permitiu construir o modelo teórico Crescendo com a presença protetora da mãe, que evidencia a vulnerabilidade, a força da criança e a proteção recebida da mãe, para enfrentar o mistério e o terror da hospitalização.
Assunto Pediatric nursing
Child, hospitalized
Play and playthings
Mother with child in hospital
Enfermagem pediátrica
Criança hospitalizada
Jogos e brinquedos
Mãe acompanhando filho no hospital
Idioma Português
Data 2005-12-01
Publicado em Revista da Escola de Enfermagem da USP. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, v. 39, n. 4, p. 391-400, 2005.
ISSN 0080-6234 (Sherpa/Romeo)
Editor Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
Extensão 391-400
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342005000400004
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0080-62342005000400004 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/2821

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