Os livros didáticos e o ensino para a saúde: o caso das drogas psicotrópicas

Os livros didáticos e o ensino para a saúde: o caso das drogas psicotrópicas

Título alternativo Didactic books and teaching for health: the case of psychotropic drugs
Autor Carlini-cotrim, Beatriz Autor UNIFESP Google Scholar
Rosemberg, Fúlvia Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Fundação Carlos Chagas
Resumo Eighteen didactic books on Sciences/Biology, Civic and Moral Education and Brazilian Political and Social Studies, for primary and secondary schools, were analyzed, with a view to assessing the way in which the issue of psychotropic drug use is dealt with. The texts analyzed are structurally centered on the discussion of the harmful effects of drugs instead of discussing others topics (such as etiology, concepts, treatment, incidence and prevalence). The texts are characterized especially by the use of non-scientific language in which emotional appeal and an exceedingly exacerbated style are the rule. The drug user is described as being necessarily a moral, physical and psychological decadent. The results were discussed in the light of recent theories on the prevention of drug abuse.

Foram analisados 18 livros didáticos de primeiro e segundo graus, das disciplinas de Ciências/Biologia, Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política do Brasil, em relação ao tratamento dado ao tema consumo de drogas psicotrópicas. A análise da estrutura dos textos evidenciou preocupação excessiva com a discussão dos efeitos (nocivos) das drogas em detrimento de outros tópicos como conceituação, causas que levam ao uso, incidência, tratamento ou prevenção. Os textos se caracterizaram por uma linguagem pouco científica, onde o apelo emocional e o estilo dramático são a tônica. O usuário de drogas foi retratado como sendo necessariamente um ser decadente moral, física e psicologicamente. Os resultados da análise são discutidos à luz de teorias recentes de prevenção ao abuso de drogas.
Assunto Textbooks
Psychotropic drugs
Health education
Livros de texto
Psicotrópicos
Educação em saúde
Idioma Português
Data 1991-08-01
Publicado em Revista de Saúde Pública. Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, v. 25, n. 4, p. 299-305, 1991.
ISSN 0034-8910 (Sherpa/Romeo)
Editor Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
Extensão 299-305
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101991000400009
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0034-89101991000400009 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/283

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Nome: S0034-89101991000400009.pdf
Tamanho: 732.3Kb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta