Exame físico de enfermagem do recém-nascido a termo: software auto-instrucional

Exame físico de enfermagem do recém-nascido a termo: software auto-instrucional

Título alternativo Nursing physical examination of the full-term neonate: self-instructional software
Examen físico de enfermería del recién nacido: software auto-instruccional
Autor Fernandes, Maria Das Graças De Oliveira Google Scholar
Barbosa, Vera Lucia Autor UNIFESP Google Scholar
Naganuma, Masuco Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Anhembi Morumbi
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo The purpose of this research is to elaborate software about the physical examination of full-term newborns (TNB) for neonatal nursing teaching at undergraduate level. The software was developed according to the phases of planning, content development and evaluation. The construction of the modules was based on Gagné's modern learning theory and structured on the Keller Plan, in line with the systemic approach. The objectives were to elaborate and evaluate the contents of the self-instructional modules, to be used as a teaching strategy in the undergraduate course. After being structured, the material was reviewed and analyzed by 11 neonatal nursing experts, who rated the 42 exposed items as good or excellent.

La investigación trata de la elaboración de un software que enfoca la enseñanza de enfermería neonatológica para un curso de pregrado, cuyo contenido es el examen físico del recién-nacido a término (RNT). El software fue elaborado según las fases de planeamiento, desarrollo de contenido y evaluación. La construcción de los módulos se fundamentó en la teoría moderna de Gagné, siendo estructurado en el plano Keller y en el enfoque sistémico. Los objetivos fueron elaborar y evaluar el contenido de los módulos auto-instruccionales para su utilización como estrategia de enseñanza en el curso de pregrado de enfermería. Después de su estructuración, el material pasó por el análisis de 11 peritos en el área de enfermería neonatológica, que emitieron conceptos buenos o excelentes para los 42 ítem expuestos.

A pesquisa trata da elaboração de um software voltado ao ensino de enfermagem neonatológica para o curso de graduação, cujo conteúdo é o exame físico de recém-nascido a termo (RNT). O software foi elaborado seguindo as fases de planejamento, desenvolvimento do conteúdo e avaliação. A construção dos módulos baseou-se na teoria moderna da aprendizagem de Gagné, sendo estruturado no plano Keller e no enfoque sistêmico. Os objetivos foram elaborar e avaliar o conteúdo dos módulos auto-instrucionais para serem utilizados como estratégia de ensino no curso de graduação de enfermagem. Após sua estruturação, o material passou pelo crivo de 11 peritas da área de enfermagem neonatológica que emitiram conceitos bom ou excelente para os 42 itens expostos.
Assunto software
education
neonatology
physical examination
software
educação em enfermagem
neonatologia
exame físico
Idioma Português
Data 2006-04-01
Publicado em Revista Latino-Americana de Enfermagem. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, v. 14, n. 2, p. 243-250, 2006.
ISSN 0104-1169 (Sherpa/Romeo)
Editor Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo
Extensão 243-250
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000200014
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0104-11692006000200014 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/2997

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Nome: S0104-11692006000200014.pdf
Tamanho: 53.42Kb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta