O ensino do brinquedo/brinquedo terapêutico nos cursos de graduação em enfermagem no Estado de São Paulo

O ensino do brinquedo/brinquedo terapêutico nos cursos de graduação em enfermagem no Estado de São Paulo

Título alternativo The teaching of play/therapeutic play in nursing schools in São Paulo State
La enseñanza del juguete/juguete terapéutico en las escuelas de enfermería en el Estado de São Paulo
Autor Cintra, Sílvia Maira Pereira Autor UNIFESP Google Scholar
Ohara, Conceição Vieira da Silva Autor UNIFESP Google Scholar
Ribeiro, Circéia Amália Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade de Taubaté
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras
Resumo This study is a descriptive and quantitative research that aims to characterize the toy / therapeutic toy teaching and analyze the facilities and difficulties of its development in the graduation courses in nursing in São Paulo State. The data was collected in 40 institutions, where there were 76 participant professors. The results showed that the theme is approached in the programmatic content of Pediatric Nursing in most of these institutions, in the third, more effectively in the last ten years, both in the theoretical and practical teaching. The theoretical load time had a variation of one to 20 hours, using expositive and participative class and the written test prevailed in the theoretical evaluation strategies and in the practical, the students observation. Some difficulties and facilities mentioned refer to valorization and to infra structure favorable to these resources.

Este estudio es una pesquisa cuantitativa, descriptiva, con los objetivos de caracterizar la enseñanza del juguete/juguete terapéutico y analizar las facilidades y dificultades de su desarrollo en los cursos de graduación en enfermería del Estado de São Paulo. Los datos fueron obtenidos en 40 instituciones, del cual participaron 76 catedráticos. Los resultados demostraron que la temática fue abordada en el programa de la disciplina de Enfermería Pediátrica, en la mayoria de estas instituciones, en el tercer año del curso, más efectivamente en los últimos diez anõs, tanto en la enseñanza teórica, como en la práctica. La carga horaria teórica varió de una a veinte horas, utilizando clases expositivas y participativas. Como estrategia de evalución teórica prevaleció el examen escrito y en la práctica, la observación del alumno. Algunas facilidades y dificultades citadas, se refieren a la valoración e infraestructura favorable de estos recursos.

Este estudo é uma pesquisa quantitativa, descritiva, com os objetivos de caracterizar o ensino do brinquedo/brinquedo terapêutico e analisar as facilidades e dificuldades de seu desenvolvimento nos cursos de graduação em enfermagem do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados em 40 instituições, tendo como sujeitos participantes 76 docentes. Os resultados demonstraram que a temática é abordada no conteúdo programático da disciplina Enfermagem Pediátrica na maioria das instituições, na 3.ª série, mais efetivamente nos últimos dez anos, tanto no ensino teórico como prático. A carga horária teórica variou de uma a 20 horas, foram utilizadas aulas expositivas e participativas e na estratégia de avaliação teórica prevaleceu a prova escrita e na prática, a observação do aluno. Algumas facilidades e dificuldades citadas se referem à valorização e a infraestrutura favoráveis a este recurso.
Assunto Education, nursing
Play and playthings
Pediatric nursing
Educação em enfermagem
Jogos e brinquedos
Enfermagem pediátrica
Idioma Português
Data 2006-08-01
Publicado em Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 59, n. 4, p. 497-501, 2006.
ISSN 0034-7167 (Sherpa/Romeo)
Editor Associação Brasileira de Enfermagem
Extensão 497-501
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000400005
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0034-71672006000400005 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/3165

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Nome: S0034-71672006000400005.pdf
Tamanho: 120.3Kb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta