Satisfação do cliente na avaliação da assistência de enfermagem

Satisfação do cliente na avaliação da assistência de enfermagem

Título alternativo The costumer's satisfaction in the nursing assistance avaluation
La satisfacción del cliente en la evaluación de la asistencia de enfermería
Autor Polizer, Regiane Autor UNIFESP Google Scholar
D'Innocenzo, Maria Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Fundação de Medicina do ABC
Universidade de São Paulo (USP)
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo This study detaches the importance of the perception of the customer in the process of evaluation of the nursing assistance. Through of bibliographical study research in the period understood between 1990 and 2004. This study reviewed on customer's satisfaction, where had been identified to concepts and publications that approached the perception of the customer as important factor in the evaluation of the nursing assistance. Thus, concluding, that customer has important paper in the attainment of the resulted real of the offered assistance, therefore characterizes as source of opinions and suggestions assisting in the process of evaluation.

Este estudio destaca la importancia de la opinión del cliente en el proceso de la evaluación de la asistencia de enfermería. Atravéz de la investigación bibliográfica en el período comprendido entre 1990 y 2004. Fue realizado una revisión acerca de la satisfacción del cliente, donde fueran identificados los conceptos y a las publicaciones de la opinión del cliente como factor importante en la evaluación de la asistencia de enfermería. La conclusíon fue que el cliente tiene papel importante en el obtencíon del verdadero resultado de la asistencia ofrecida, por lo tanto se caracteriza como fuente de las opiniones y sugestiones que asisten al proceso de la evaluación.

O estudo destaca a importância da percepção do cliente no processo de avaliação da assistência de enfermagem. Através da pesquisa bibliográfica no período compreendido entre 1990 e 2004. Realizou-se uma revisão sobre satisfação do cliente, onde foram identificados conceitos e publicações que abordassem a percepção do cliente como fator importante na avaliação da assistência de enfermagem. Assim, concluindo que o cliente tem papel importante na obtenção do verdadeiro resultado da assistência oferecida, pois se caracteriza como fonte de opiniões e sugestões auxiliando no processo de avaliação.
Assunto Health services administration
Quality indicators,health care
Nursing care
Administração de Serviços de Saúde
Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde
Cuidados de Enfermagem
Idioma Português
Data 2006-08-01
Publicado em Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 59, n. 4, p. 548-551, 2006.
ISSN 0034-7167 (Sherpa/Romeo)
Editor Associação Brasileira de Enfermagem
Extensão 548-551
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000400014
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0034-71672006000400014 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/3197

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