Portofólio como estratégia de avaliação de desempenho de integrantes de um grupo de pesquisa

Portofólio como estratégia de avaliação de desempenho de integrantes de um grupo de pesquisa

Título alternativo Portfolio as an evaluation strategy of individual performance of a research group
Portafolio como una estrategia de evaluación del desempeño de los miembros de un grupo de investigación
Autor Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm Autor UNIFESP Google Scholar
Sanna, Maria Cristina Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo To evaluate the use of portfolio in a research group 35 examples produced in 2004 to 2005 were analyzed. Comprehensive analysis revealed description of the research projects elaboration, writing of articles, participation in events, seeking for proficiency in English language and comprising of academic credits. The support for registration, content ordering and the examination between proposition and fulfillment varied. Of these last ones, the search for professional and research development were evidenced by the intention in publishing, to make a presentation in scientific congresses and to be admitted in post-graduation programs. Approval of use of this resource for planning and carrier evaluation also was verified. It was concluded that portfolio is an efficient strategy for the development of researchers.

Para evaluar el uso del portafolio en un grupo de investigación, 35 ejemplos producidos de 2004 hasta 2005 fueran analizados. El análisis comprensiva revelo la descripción de elaboración de proyectos de investigación, redacción de artículos, participación en congresos, búsqueda por preeficiencia en la lengua inglesa y cumplimiento de créditos. El suporte de registro, la ordenación del contenido y el cotejamiento entre las preposiciones y su cumplimiento han variado. De estas ultimas se hay constatado que la búsqueda por el desarrollo profesional y en investigación, con la evidencia por lo registro de la intención en publicar, presentarse en congresos científicos y ser admitido como alumno en el postgrado. También se verificó la aprobación de lo uso del recurso para planificación y evaluación de la carrera. Se hay concluido que el Portafolio es una estrategia eficaz de desarrollo de los investigadores.

Para avaliar o uso do portfólio num grupo de pesquisa, foram analisados 35 exemplares produzidos em 2004 e 2005. A análise compreensiva revelou a descrição de elaboração de projetos de pesquisa, redação de artigos, participação em eventos, busca da proficiência em inglês e cumprimento de créditos. O suporte de registro, a ordenação do conteúdo e o cotejamento entre as proposições e seu cumprimento variaram. Das últimas constou a busca do desenvolvimento profissional e em pesquisa, evidenciados pelo registro da intenção de publicar, apresentar-se em eventos científicos e ser admitido como aluno regular na Pós-Graduação. Também se verificou aprovação do uso do recurso para planejamento e avaliação da carreira. Concluiu-se que o Portfólio é uma estratégia eficaz de desenvolvimento de pesquisadores.
Assunto Nursing
Development indicators
Nursing research
Educação em enfermagem
Indicadores de desenvolvimento
Pesquisa em enfermagem
Idioma Português
Data 2007-02-01
Publicado em Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 60, n. 1, p. 73-76, 2007.
ISSN 0034-7167 (Sherpa/Romeo)
Editor Associação Brasileira de Enfermagem
Extensão 73-76
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672007000100013
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0034-71672007000100013 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/3505

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Nome: S0034-71672007000100013.pdf
Tamanho: 116.2Kb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta