Pesquisa de compra de bebidas alcoólicas por adolescentes em duas cidades do Estado de São Paulo

Pesquisa de compra de bebidas alcoólicas por adolescentes em duas cidades do Estado de São Paulo

Título alternativo Alcohol purchase survey by adolescents in two cities of State of São Paulo, Southeastern Brazil
Autor Romano, Marcos Autor UNIFESP Google Scholar
Duailibi, Sérgio Autor UNIFESP Google Scholar
Pinsky, Ilana Autor UNIFESP Google Scholar
Laranjeira, Ronaldo Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo OBJECTIVE: Alcohol use is a public health problem. Commercial availability is an important factor that encourages the use of alcohol by young people. The aim of the study was to assess how often young people under 18 could buy alcohol in shops METHODS: Adolescents from 13 to 17 attempted to purchase alcoholic beverages at a random sample of shops in the cities of Paulinia (n=108) and Diadema (n=426), Southeastern Brazil. The study was conducted from November to December 2003 in Paulínia, and July 2004 to August 2005 in Diadema. They were told not to lie about their ages when asked and to say that the beverage was for themselves. Statistical tests performed were two-tailed and the significance level considered was p<0.05. RESULTS: Adolescents, under the minimum legal age, were successful in purchasing alcoholic beverages in the first attempt in 85.2% of the surveyed outlets in Paulinia, and 82.4% in Diadema. The adolescents bought alcoholic beverages just as easy in all shops researched. CONCLUSIONS: The data showed almost unanimous easiness of teenagers to obtain alcoholic beverages, suggesting the relevance of this problem in these cities (and probably in Brazil). The urge to adopt specific alcohol policies to this age group is highlighted, in order to reduce alcohol consumption.

OBJETIVO: O consumo de álcool é um problema de saúde pública. A disponibilidade comercial é um importante fator no estímulo ao consumo de álcool por adolescentes. O objetivo do estudo foi verificar com que freqüência menores de 18 anos conseguem comprar bebidas alcoólicas em estabelecimentos comerciais. MÉTODOS: Adolescentes com idades entre 13 e 17 anos tentaram comprar bebidas alcoólicas em uma amostra aleatória de estabelecimentos comerciais em Paulínia (N=108) e Diadema (N=426), no Estado de São Paulo. O estudo foi realizado em novembro e dezembro de 2003 em Paulínia e de julho de 2004 a agosto de 2005 em Diadema. Eles foram orientados a não mentir sobre sua idade quando questionados e a dizer que a bebida era para consumo próprio. Os testes estatísticos realizados foram bi-caudais e o nível de significância considerado foi de p<0,05. RESULTADOS: Adolescentes abaixo da idade mínima legal conseguiram comprar bebidas alcoólicas em uma primeira tentativa em 85,2% dos locais testados em Paulínia e em 82,4% em Diadema. Os adolescentes compraram bebidas alcoólicas com a mesma facilidade em todos os estabelecimentos pesquisados. CONCLUSÕES: Os dados mostraram uma quase unânime facilidade de obtenção de bebidas alcoólicas, sugerindo a relevância do problema nestas cidades (e provavelmente no Brasil). Ressalta-se a importância da adoção de políticas específicas para esta faixa etária, no sentido de reduzir o consumo de álcool.
Assunto Adolescent behavior
Alcohol drinking
Products commerce
Social environment
Social facilitation
Brazil
Comportamento do adolescente
Consumo de bebidas alcoólicas
Comercialização de produtos
Meio social
Facilitação social
Brasil
Idioma Português
Data 2007-08-01
Publicado em Revista de Saúde Pública. Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, v. 41, n. 4, p. 495-501, 2007.
ISSN 0034-8910 (Sherpa/Romeo)
Editor Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
Extensão 495-501
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102007000400001
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0034-89102007000400001 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/3854

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