Módulo 6 - Direitos Humanos e materiais didáticos

Módulo 6 - Direitos Humanos e materiais didáticos

Autor Másculo, José Cássio Google Scholar
Resumo Neste módulo será abordado o tema “direitos humanos e materiais didáticos”. Para discussão desse tema, organizamos seis unidades:1) Direitos humanos e materiais didáticos: iniciando o debate sobre o tema, 2) Etnocentrismo e direitos humanos: coexistência com as diferenças e educação, 3) Materiais didáticos e direitos humanos: a reprodução de estereótipos e preconceitos nos livros didáticos, 4) Programa Nacional do Livro Didático: Avaliação pedagógica das obras e os direitos humanos - limites e possibilidades, 5) Mídia e direitos humanos e 6) Produção de materiais didáticos. Iniciaremos nossos estudos com um debate sobre o tema e as leituras que subsidiarão o módulo, em seguida, discutiremos o conceito de etnocentrismo, preconceitos resultantes da visão etnocêntrica e suas manifestações no processo educacional. Para tal, analisaremos alguns livros e materiais didáticos para refletir sobre a veiculação de estereótipos e preconceitos, como o Programa Nacional do Livro Didático busca qualificar a produção didática e como ela pode contribuir para a construção da cidadania e valorização dos direitos humanos. Abordaremos, também, o uso dos meios de comunicação em sala de aula, tendo como temática os direitos humanos e, finalmente, serão estudadas diferentes possibilidades de produção de materiais didáticos para a discussão sobre os direitos humanos na escola a partir de recursos como vídeo, fotos, livros didáticos, kits pedagógicos, grafites, produção de vídeo e programa de rádio com as crianças. Objetivos gerais deste módulo: Discutir o tema: ética, etnocentrismo e direitos humanos - coexistência com as diferenças e superação de fronteiras. Refletir sobre os mecanismos de produção e reprodução de preconceitos e violação de direitos nos materiais didáticos. Estudar os princípios éticos necessários à construção da cidadania e promoção e valorização dos direitos humanos nos livros didáticos. Perceber as diversidades e veiculação de estereótipos e preconceitos nas imagens, ilustrações e textos: como se materializa a violação de direitos humanos. Discutir o Programa Nacional do Livro Didático: avaliação pedagógica das obras e os direitos humanos - limites e possibilidades.
Assunto Materiais didáticos
Direitos humanos
Idioma Português
Data 2016-09-28
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Recursos educacionais
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/41163

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