Acute necrotizing myopathy and podophyllin toxicity: report of a fatal case

Acute necrotizing myopathy and podophyllin toxicity: report of a fatal case

Título alternativo Miopatia necrotizante aguda e toxicidade por podofilina: relato de caso fatal
Autor Oliveira, Acary Souza Bulle Autor UNIFESP Google Scholar
Calia, Leandro Cortoni Autor UNIFESP Google Scholar
Kiyomoto, Beatriz Hitomi Autor UNIFESP Google Scholar
Póvoa, Eliane Focaccia Google Scholar
Schmidt, Beny Autor UNIFESP Google Scholar
Gabbai, Alberto Alain Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Hospital Arthur Ribeiro Saboya
Resumo A 21 year old male ingested podophyllin in a suicide attempt. The disorder was marked by seizures, coma, peripheral neuropathy, renal failure and acute necrotizing myopathy, an unusual finding. The coma and systemic disturbances resolved within three weeks. The myopathy resolved in 7 weeks, demonstrating a high capacity of muscle recuperation. The sensorimotor peripheral neuropathy persisted until the patient's death 9 weeks after the ingestion, due to septicemia. This report confirms the transient central neurotoxicity of podophyllin and persistent peripheral neurotoxicity of podophyllin, and describes a reversible necrotizing myopathy associated to mitochondrial abnormalities, a still unreported feature of podophyllin toxicity.

Paciente de 21 anos, sexo masculino, ingeriu 20 mL de podofilina a 25% como tentativa de suicídio. O quadro clínico caracterizou-se por crises convulsivas, coma, neuropatia periférica, insuficiência renal e miopatia necrotizante aguda. O estado de coma e os distúrbios sistêmicos resolveram-se em 3 semanas. A miopatia resolveu-se em 7 semanas, demonstrando uma alta capacidade de recuperação muscular. A neuropatia periférica sensitivo-motora persistiu até o óbito do paciente, por septicemia, 9 semanas após a ingestão da podofilina. Esta descrição confirma os achados de literatura com alterações transitórias do sistema nervoso central e persistentes do nervo periférico relacionadas à podofilina, e descreve uma miopatia necrotizante associada com anormalidades mitocondriais, mas de caráter reversível, característica até então não reportada de toxicidade pela podofilina.
Assunto podophyllin
acute toxicity
myopathy
podofilina
toxicidade aguda
miopatia
Idioma Inglês
Data 1996-06-01
Publicado em Arquivos de Neuro-Psiquiatria. Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO, v. 54, n. 2, p. 288-292, 1996.
ISSN 0004-282X (Sherpa/Romeo)
Editor Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO
Extensão 288-292
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X1996000200017
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0004-282X1996000200017 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/425

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Nome: S0004-282X1996000200017.pdf
Tamanho: 592.0Kb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta