Projeto de avaliação de tendências de mudanças no curso de graduação nas escolas médicas brasileiras

Projeto de avaliação de tendências de mudanças no curso de graduação nas escolas médicas brasileiras

Título alternativo Project for the evaluation of change trends in the undergraduate course of brazilian medical schools
Autor Lampert, Jadete Barbosa Google Scholar
Aguilar-da-silva, Rinaldo Henrique Google Scholar
Perim, Gianna Lepre Google Scholar
Stella, Regina Celes De Rosa Autor UNIFESP Google Scholar
Abdalla, Ively Guimarães Autor UNIFESP Google Scholar
Costa, Nilce Maria Da Silva Campos Google Scholar
Instituição Universidade Federal de Santa Maria
Faculdade de Medicina de Marília
Universidade Estadual de Londrina
Secretaria Nacional de Esporte Educacional
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Universidade Federal de Goiás
Resumo The Project for evaluating change trends in the undergraduate course of Brazilian medical schools proposed by the Evaluation Commission of Medical Schools (Caem) of the Brazilian Association of Medical Education (Abem) arose from the need to assess and follow up the changes occurring in the medical schools after national and international movements that recommended that the education of the medical professional should be adapted to the current health demands, especially in Brazil after the homologation of the National Curricular Guidelines for the medical undergraduate course. Composed by professors, students and specialists in the subject, the Caem discussed and approved the project based on the thesis that adopted five relevant conceptual axes in medical education - working world, pedagogical project, pedagogical approach, sceneries of practice and teaching development. The project proposes a work in three steps to be carried out in the schools: 1) application of the self-assessment instrument with analysis of data by the Commission and feedback to the schools; 2) approximation of change trends pointed out by the schools and identification of involved social actors as well as construction of indicators allowing to verify and follow up the changes, and 3) systematization and presentation of data and elaboration of the report according to the principles of National System for Evaluation of Higher Education (Sinaes). This article shows the details of the project and the resulting adhesion of the schools when it was launched in 2006.

O projeto de avaliação de tendências de mudanças no curso de graduação nas escolas médicas brasileiras da Comissão de Avaliação das Escolas Médicas (Caem) da Abem resultou da necessidade de avaliar e acompanhar as mudanças que vêm ocorrendo nas escolas médicas após movimentos nacionais e internacionais que recomendam adequar a formação do profissional às demandas contemporâneas de saúde, em especial no Brasil, após a homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Medicina. Constituída por professores, estudantes e estudiosos do tema, a Caem discutiu e aprovou o projeto, que se baseou no trabalho de tese que adota cinco eixos conceptuais relevantes na formação médica - mundo do trabalho, projeto pedagógico, abordagem pedagógica, cenários da prática e desenvolvimento docente. O projeto propõe um trabalho para ser executado com as escolas em três momentos: 1) aplicação do instrumento de auto-avaliação com análise dos dados pela Caem e devolução às escolas; 2) aproximação das evidências de mudanças apontadas pelas escolas com identificação dos atores sociais envolvidos e construção de indicadores capazes de averiguar e acompanhar as mudanças; 3) sistematização e apresentação de dados para análise e recomendações com elaboração do relatório, atendendo aos princípios do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Este artigo mostra os detalhes do projeto e como resultado a adesão das escolas por conta do seu lançamento, em 2006.
Assunto Medical Education
educational measurement
organizational Innovation
teaching care integration service
faculty medical
Educação Médica
avaliação Educacional
mudança Organizacional
integração docente-assistencial
docente de Medicina
Idioma Português
Data 2009-01-01
Publicado em Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 33, p. 5-18, 2009.
ISSN 0100-5502 (Sherpa/Romeo)
Editor Associação Brasileira de Educação Médica
Extensão 5-18
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000500002
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0100-55022009000500002 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4787

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