Mundo do trabalho no contexto da formação médica

Mundo do trabalho no contexto da formação médica

Título alternativo Work world in the context of medicaleducation
Autor Lampert, Jadete Barbosa Google Scholar
Perim, Gianna Lepre Google Scholar
Aguilar-da-Silva, Rinaldo Henrique Google Scholar
Stella, Regina Celes de Rosa Autor UNIFESP Google Scholar
Abdalla, Ively Guimarães Autor UNIFESP Google Scholar
Costa, Nilce Maria da Silva Campos Google Scholar
Instituição Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Estadual de Londrina
Ministério do Esporte Secretaria Nacional de Esporte Educacional
Faculdade de Medicina de Marília
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Universidade Federal de Goiás
Resumo This paper analyzes the behavior of 28 Brazilian medical schools as refers to the axle Labor Market, one of the five axles of the research instrument of the Caem/Abem project. This axle deals with the lack of professionals for providing primary care services to the population and to the employment of the future professional; the economical basis of the medical practice; and to the mediating role of insurances, health plans and similar institutions. The group of schools, although identifying this issue as rarely addressed in medical education, recognizes its relevance for adapting the political-pedagogical project, the didactic-pedagogical approach and the sceneries of practice, and for practicing in the undergraduate course a critical-reflexive analysis of the professional space of health care services.

Este trabalho analisa o comportamento de 28 escolas médicas brasileiras no eixo Mundo do Trabalho, um dos cinco eixos do instrumento de pesquisa do Projeto da Caem/Abem. Este eixo se refere à carência de profissionais para Atenção Básica de saúde da população e ao emprego do futuro profissional; à base econômica da prática médica; e à relação institucional mediadora de seguradoras, planos de saúde e similares na prestação de serviços de saúde. O conjunto das escolas, embora identifique o tema como pouco abordado na formação médica, percebe sua relevância para adequar o projeto político-pedagógico, a abordagem didático-pedagógica e os cenários de prática, e exercitar a análise crítico-reflexiva do contexto no espaço profissional da prestação de assistência à saúde no curso de graduação.
Assunto Medical education
Evaluation
Labor market
Educação médica
Avaliação
Mercado de trabalho
Idioma Português
Data 2009-01-01
Publicado em Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 33, p. 35-43, 2009.
ISSN 0100-5502 (Sherpa/Romeo)
Editor Associação Brasileira de Educação Médica
Extensão 35-43
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000500004
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0100-55022009000500004 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4789

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Nome: S0100-55022009000500004.pdf
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