Competência social e práticas educativas parentais em adolescentes com alto e baixo rendimento acadêmico

Competência social e práticas educativas parentais em adolescentes com alto e baixo rendimento acadêmico

Título alternativo Social competence and parental practices in adolescents with high and low academic achievement
Autor Sapienza, Graziela Autor UNIFESP Google Scholar
Aznar-farias, Maria Autor UNIFESP Google Scholar
Silvares, Edwiges Ferreira De Mattos Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo This paper investigated the relations between social competence, parental practices and academic performance in adolescents. 66 adolescents took part in the study and they were divided in two groups: high and low academic performance. The tools used in this research were CBCL and YSR (Achenbach, 1991), and IEP (Gomide, 2006). The results showed that adolescents of high academic achievements are perceived by the parents as socially competent and are raised with more positive parental practices. The data indicated that academic performance is also influenced by the social competence and the way the adolescents are educated by the parents. Those aspects should be considered in interventions that aim at promoting the improvement of academic performance and development of a behavior adjusted to the school.

Este trabalho investigou as relações entre competência social, práticas educativas parentais e rendimento acadêmico em adolescentes. Participaram deste estudo 66 adolescentes divididos em dois grupos: alto e baixo rendimento acadêmico. Os instrumentos utilizados foram o CBCL e o YSR (Achenbach, 1991) e o IEP (Gomide, 2006). Os resultados mostraram que adolescentes de alto rendimento acadêmico são percebidos pelos pais como socialmente competentes e são criados com mais práticas educativas parentais positivas. Esses dados indicam que o rendimento acadêmico também é influenciado pela competência social e pelo modo como os adolescentes são educados pelos pais. Esses aspectos devem ser considerados em intervenções que pretendem promover a melhoria do rendimento acadêmico e o desenvolvimento de comportamentos ajustados ao contexto escolar.
Assunto Social competence
Parenting styles
Academic achievement
Competência social
Práticas educativas parentais
Rendimento acadêmico
Idioma Português
Data 2009-01-01
Publicado em Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 22, n. 2, p. 208-213, 2009.
ISSN 0102-7972 (Sherpa/Romeo)
Editor Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Extensão 208-213
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000200006
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0102-79722009000200006 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4838

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