Desenvolvimento da identidade em adolescentes estudantes do ensino médio

Desenvolvimento da identidade em adolescentes estudantes do ensino médio

Título alternativo Identity development in brazilian adolescents
Autor Schoen-ferreira, Teresa Helena Autor UNIFESP Google Scholar
Aznar-farias, Maria Autor UNIFESP Google Scholar
Silvares, Edwiges Ferreira De Mattos Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Universidade de São Paulo (USP)
Resumo Identity is composed by values, beliefs and goals to which an individual is committed. There are four states of identity determined according to the exploration of alternatives and the intensity of commitment: diffusion, foreclosure, moratorium and achievement. This work evaluated the identity states of 753 Brazilian adolescents from 15 to 18 years old who study in public schools in the city of São Paulo. They responded to the Extended Objective Measure of Ego Identity Status (EOMEIS 2) a kind of Likert scale that measures states of identity. Most adolescents were in moratorium state. A positive association was identified between the female gender and both the states of moratorium and achievement, as well as, between the first year of high school and foreclosure.

Identidade é composta pelos valores, crenças e metas com que um indivíduo está comprometido. Existem quatro estados de identidade: difusão, pré-fechamento, moratória e identidade estabelecida, identificados de acordo com a presença de exploração das alternativas e com a intensidade dos compromissos. Este trabalho verificou os estados de identidade em que se encontravam 753 adolescentes de 15 a 18 anos, estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de São Paulo que responderam ao EOMEIS 2, uma escala tipo Likert que avalia os estados de identidade. A maioria dos adolescentes encontrava-se em moratória. Verificou-se uma associação positiva entre o sexo feminino e os estados de moratória e identidade estabelecida; entre a primeira série do Ensino Médio e o estado de pré-fechamento.
Assunto Ego identity
Adolescence
EOMEIS 2
Identidade do ego
Adolescência
EOMEIS 2
Idioma Português
Data 2009-01-01
Publicado em Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 22, n. 3, p. 326-333, 2009.
ISSN 0102-7972 (Sherpa/Romeo)
Editor Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Extensão 326-333
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000300002
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0102-79722009000300002 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4840

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Nome: S0102-79722009000300002.pdf
Tamanho: 63.93Kb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta