Situações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docente

Situações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docente

Título alternativo Ethically conflictive situations for discussion with medical students: a professor's view
Autor Serodio, Aluisio Autor UNIFESP Google Scholar
Maia, José Antonio Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo The ethical and humanistic training of medical students has been both valued and questioned in recent years. Discussion of the ethical conflicts that arise during future medical practice is one of the strategies with the greatest impact for developing students' moral skills. With the aim of identifying and analyzing the most relevant conflictive situations for discussion with future physicians, we asked faculty members working with medical students at the UNIFESP-EPM School of Medicine to list three important situations for discussion. The sample included 237 participants. The answers were recorded as items and categorized thematically, and were compared to the topics covered in formal ethics courses in Brazilian medical schools, analyzed in relation to the specialized literature. The themes that emerged in this study can be explored through different teaching-learning strategies. It is up to medical schools to encourage the different disciplines and rotations to provide formal spaces for discussions and to promote awareness raising of faculty members for this task.

A formação ética e humanística dos estudantes de Medicina vem sendo bastante valorizada e questionada na atualidade. A discussão dos conflitos éticos que surgem durante o exercício da medicina é uma das estratégias de maior impacto para o desenvolvimento da competência moral dos estudantes. Com o objetivo de conhecer e analisar as situações de conflito consideradas mais relevantes para a discussão com os futuros médicos, pedimos a profissionais que exercem atividades de ensino com estudantes de Medicina na UNIFESP-EPM que mencionassem até três situações importantes para discussão. Participaram da pesquisa 237 sujeitos. As respostas, registradas por itens e categorizadas por temas, foram comparadas aos assuntos abordados em cursos formais de ética das escolas médicas brasileiras e analisadas à luz da literatura especializada. Os temas que emergiram desta pesquisa podem ser explorados por diferentes estratégias de ensino-aprendizagem. Cabe às escolas médicas estimular as diversas disciplinas a abrir espaços formais para as discussões e investir na conscientização e no preparo docente para esta tarefa.
Assunto Medical Education
Education Medical Undergraduate
Faculty
Ethics
Ethics Medical
Educação Médica
Educação de Graduação em Medicina
Docente
Ética
Ética Médica
Idioma Português
Data 2009-03-01
Publicado em Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 33, n. 1, p. 55-62, 2009.
ISSN 0100-5502 (Sherpa/Romeo)
Editor Associação Brasileira de Educação Médica
Extensão 55-62
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000100008
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0100-55022009000100008 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4946

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