Atitudes frente a fontes de tensão do curso médico: um estudo exploratório com alunos do segundo e do sexto ano

Atitudes frente a fontes de tensão do curso médico: um estudo exploratório com alunos do segundo e do sexto ano

Título alternativo Attitudes towards sources of tension during undergraduate medical education: an exploratory study of second and sixth-year students
Autor Silva, Fernanda Braga Autor UNIFESP Google Scholar
Mascia, Adriana Rainha Autor UNIFESP Google Scholar
Lucchese, Ana Cecília Autor UNIFESP Google Scholar
De Marco, Mario Alfredo Autor UNIFESP Google Scholar
Nogueira-Martins, Maria Cezira Fantini Autor UNIFESP Google Scholar
Nogueira-Martins, Luiz Antonio Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Instituto de Saúde
Resumo Two random samples of medical students (50 each from the second and sixth years) were interviewed with the Scale of Attitudes Towards Sources of Tension During Medical School, which assesses four factors: psychological aspects and adaptation to medical school; career choice and characteristics of medical school; manifestations of dysfunctional behavior; personal health; and lifestyle. The students also answered open questions on their experience during undergraduate training. According to the scale, 24.1% of the interviewees were potentially subject to developing adaptive crises. The material obtained from analysis of the open questions allowed constructing two discourses, corresponding to second and sixth-year students, respectively. Based on an analysis of the quantitative and qualitative data, we discuss themes related to the second year (teaching/learning process, faculty's teaching practice, and grading) and sixth year (organization of hands-on experience with patients, admissions process for residency programs, and ethical aspects of medical practice). We comment on preventive measures and interventions on the basis of the themes developed in the discussion.

A duas amostras randomizadas de 50 alunos do segundo e 50 do sexto ano médico foi aplicada a Escala de atitudes frente a algumas fontes de tensão do curso médico, que avalia quatro fatores: aspectos psicológicos e adaptação ao curso médico; escolha profissional e características do curso médico; manifestações de comportamento disfuncional; saúde pessoal e estilo de vida. Os alunos também responderam a questões abertas, que versavam sobre as experiências vivenciadas durante o curso de Medicina. Os dados oriundos da aplicação da escala revelaram que 24,1% dos estudantes pesquisados foram considerados potencialmente sujeitos a desenvolver crises adaptativas. O material obtido na análise das questões abertas permitiu a construção de dois discursos: o do aluno de segundo ano e o do aluno de sexto ano. A partir da análise dos dados quantitativos e dos qualitativos, são discutidos temas relacionados ao segundo ano (processo de ensino-aprendizagem, prática pedagógica dos docentes, avaliação da aprendizagem) e ao sexto ano (organização do trabalho assistencial, seleção para a residência médica, aspectos éticos das práticas assistenciais). Considerações sobre medidas preventivas e interventivas são apresentadas com base nos temas desenvolvidos na discussão.
Assunto Education medical undergraduate
Medical education
Medical psychology
Medicine students
Educação de graduação em medicina
Educação médica
Psicologia médica
Estudantes de medicina
Idioma Português
Data 2009-06-01
Publicado em Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 33, n. 2, p. 230-239, 2009.
ISSN 0100-5502 (Sherpa/Romeo)
Editor Associação Brasileira de Educação Médica
Extensão 230-239
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000200010
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0100-55022009000200010 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5111

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