Educação continuada em enfermagem: uma proposta metodológica

Educação continuada em enfermagem: uma proposta metodológica

Título alternativo Continuing education in nursing: a methodological proposal
Educación continuada en enfermería: una propuesta metodológica
Autor Silva, Gizelda Monteiro Da Autor UNIFESP Google Scholar
Seiffert, Otília Maria L. B. Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo The aim of this paper is to present a study on the Continuing Education Program of a Teaching Hospital in the city of São Paulo, aiming to raise subsidies for its improvement from an interdisciplinary point of view. Data were collected with the program coordinators by means of a semi-structured interview and the questionnaire consisted of open and multiple-choice questions applied to 100 nurses into the Hospital. The results suggested some thoughts on the development of nursing educational processes, identifying challenges to be exceeded by the group. It was concluded that to change the nursing professional education into a continuous process, it must be considered the daily work as a support of the educational process, source of knowledge and object of transformation, which will favor a collective and interdisciplinary participation.

Este artículo tiene el objetivo de presentar un estudio sobre el Programa de Educación Conitunada de un Hospital de apoyo a la enseñanza en el municipio de São Paulo, teniendo en cuenta levantar subsidio para su perfeccionamiento en la perspectiva interdisciplinar. Los datos fueron obtenidos de encuesta semiestructuradas con las coordinadoras del programa y cuestionario compuesto de cuestiones abiertas y de múltiple elección aplicado a 100 (cien) enfermeros del Hospital. Los resultados sugerieron reflexiones sobre el desarrollo de los procesos educativos en enfermería, identificando desafios que deben ser superados por el grupo. Se concluye que para hacer de la educación de los profesionales de enfermaje un proceso permanente se debe considerar el trabajo diario como eje del proceso educativo, fuente de conocimiento y objeto de transformación que privilegia la participación colectiva e interdisciplinar.

Este artigo tem o objetivo de apresentar um estudo sobre o Programa de Educação Continuada de um Hospital de Apoio ao Ensino no município de São Paulo, tendo em vista levantar subsídios para seu aprimoramento na perspectiva interdisciplinar. Os dados foram obtidos de entrevista semi-estruturada com as coordenadoras do programa e questionário composto de questões abertas e de múltipla escolha aplicado a 100 enfermeiros do Hospital. Os resultados sugeriram reflexões sobre o desenvolvimento dos processos educativos em enfermagem, identificando desafios a superar pelo grupo. Conclui-se que para fazer da educação dos profissionais de enfermagem um processo permanente, deve-se considerar o trabalho diário como eixo do processo educativo, fonte de conhecimento e objeto de transformação que privilegia participação coletiva e interdisciplinar.
Assunto Continuing education in nursing
Permanent education in health
Educational processes
Interdisciplinarity
Educação continuada em enfermagem
Educação permanente em Saúde
Processos educativos
Interdisciplinaridade
Idioma Português
Data 2009-06-01
Publicado em Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 62, n. 3, p. 362-366, 2009.
ISSN 0034-7167 (Sherpa/Romeo)
Editor Associação Brasileira de Enfermagem
Extensão 362-366
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672009000300005
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0034-71672009000300005 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5112

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Nome: S0034-71672009000300005.pdf
Tamanho: 51.41Kb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta