A infância pesquisada

A infância pesquisada

Título alternativo Childhood investigated
La infancia investigada
L enfance enquêtée
Autor Müller, Fernanda Autor UNIFESP Google Scholar
Hassen, Maria De Nazareth Agra Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo This paper presents guidelines of the research on childhood in several fields of knowledge and particularly in the social sciences, highlighting how children come to be conceived as social actors and as culture and meaning producers. It is argued that childhood requires interdisciplinary work and flexible research processes, and that the contemporary complexity begs for a rupture of child-adult dichotomies originated in the Modern Age. Though some interdisciplinary studies are already available, the recognition of childhood as a hybrid phenomenon, both biological and social, implies that understanding childhood requires further integration of natural and social sciences research efforts.

El artículo presenta las ideas referenciales de la pesquisa que tiene como temática la infancia en diferentes campos del conocimiento, en especial las ciencias sociales, señalando los caminos por los cuales el niño pasa a ser concebido como actor social y como productor de cultura y de significados. Argumentase que la infancia demanda estudios interdisciplinarios y procesos flexibles de investigación, y que la complejidad contemporánea demanda la ruptura con un conjunto de dicotomías entre niños y adultos, criadas en la modernidad. En que pese la existencia de un cuerpo interdisciplinario de estudios sobre los niños, se considera que, puesto que la infancia es un fenómeno híbrido, producido en la intersección de aspectos biológicos y sociales, su comprensión requiere una mayor aproximación de disciplinas de las ciencias sociales y naturales.

L article présente les idées référentielles de la recherche qui thématise l enfance dans différents domaines du savoir, particulièrement les sciences sociales. Celles-ci indiquent les voies par lesquelles l enfant commence à être conçu comme un acteur social producteur de culture et de signifiés. On y argumente que l enfance requiert des études interdisciplinaires et des processus flexibles de recherche, et que la complexité contemporaine exige la rupture avec un ensemble de dichotomies entre enfants et adultes produites dans la modernité. Bien qu il existe déjà un corps interdisciplinaire d études sur l enfant, on considère que, l enfance étant un phénomène hybride produit dans l intersection d aspects biologiques et sociaux, sa compréhension demande un plus grand rapprochement de disciplines des sciences sociales et naturelles.

O artigo apresenta as ideias referenciais da pesquisa que tematiza a infância em diferentes campos do conhecimento, em especial nas ciências sociais, apontando os caminhos pelos quais a criança passa a ser concebida como ator social e como produtora de cultura e de significados. Argumenta-se que a infância demanda estudos interdisciplinares e processos flexíveis de pesquisa e que a complexidade contemporânea demanda a ruptura com um conjunto de dicotomias entre crianças e adultos, criadas na modernidade. Embora já exista um corpo interdisciplinar de estudos sobre as crianças, considera-se que, sendo a infância um fenômeno híbrido, produzido na intersecção de aspectos biológicos e sociais, sua compreensão requer maior integração de disciplinas das ciências sociais e naturais.
Assunto Childhood
Social Sciences
Children
Culture
Infância
Ciências Sociais
Crianças
Cultura
Idioma Português
Data 2009-09-01
Publicado em Psicologia USP. Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, v. 20, n. 3, p. 465-480, 2009.
ISSN 0103-6564 (Sherpa/Romeo)
Editor Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
Extensão 465-480
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65642009000300009
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0103-65642009000300009 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5236

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