Transferências na formação médica

Transferências na formação médica

Título alternativo Transference during undergraduate medical training
Autor Lucchese, Ana Cecilia Autor UNIFESP Google Scholar
Abud, Cristiane Curi Autor UNIFESP Google Scholar
De Marco, Mario Alfredo Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo Undergraduate medical students experience intense feelings when faced with their first patients during medical training. Dealing with the patient's anxiety requires medical students to comprehend the patient's various demands. The current study aimed to foster reflection on the psychological and emotional phenomena underlying interactions between healthcare professionals and patients, and to discus their implications and effects, seeking a better understanding of what students can offer patients, helping them to observe and value the patients' reactions, despite their incipient knowledge of the biomedical aspects of illness. The study attempted to shed light on the phenomenon of transference and its implications for the physician-patient relationship

O aluno de graduação vive momentos intensos quando se depara com os primeiros pacientes durante a formação médica. Colocar-se à frente de um paciente, aflito, exige que o aluno compreenda as diversas demandas de seu paciente. O intuito deste trabalho é promover uma reflexão sobre os fenômenos psíquicos e emocionais presentes em qualquer relação assistencial e discutir suas implicações e efeitos. Buscou-se compreender melhor o que o estudante tem a oferecer ao paciente, ajudando-o a observar e a valorizar as reações que pode despertar em seus pacientes, apesar de seu conhecimento ainda incipiente dos aspectos biomédicos do adoecer. Foi feita uma tentativa de elucidar o fenômeno da transferência e explorar suas implicações na relação médico-paciente
Assunto Transference (Psychology)
Physician-Patient Relations
Medical psychology
Transferência (Psicologia)
Relações médico-paciente
Psicologia médica
Idioma Português
Data 2009-12-01
Publicado em Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 33, n. 4, p. 644-647, 2009.
ISSN 0100-5502 (Sherpa/Romeo)
Editor Associação Brasileira de Educação Médica
Extensão 644-647
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000400015
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0100-55022009000400015 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5385

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Nome: S0100-55022009000400015.pdf
Tamanho: 158.8Kb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta