Uso do gesto no transtorno autista: estudo de caso único

Uso do gesto no transtorno autista: estudo de caso único

Título alternativo Using the gesture in autism: case report
Autor Prestes, Raquel Autor UNIFESP Google Scholar
Tamanaha, Ana Carina Autor UNIFESP Google Scholar
Perissinoto, Jacy Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo PURPOSE: to analyze the quantity and quality of gestures produced by an autistic child. PROCEDURES: case report. Criteria were used for analyzing the form, function and type of gestures. RESULTS: after 6-month therapy, the analyzed subject obtained gestures with functionality above the therapy initiation state. After a year of therapy the subject has not produced more random movements. CONCLUSION: improvement was verified in gestural quality in this case report.

OBJETIVO: analisar a quantidade e qualidade dos gestos produzidos por uma criança com Transtorno Autista. PROCEDIMENTOS: trata-se de estudo de caso. Foram utilizados critérios para análise quanto à forma, função e tipo de gestos. RESULTADOS: após seis meses de intervenção terapêutica fonoaudiológica foi observado o aumento de gestos com funcionalidade em relação ao período inicial e após um ano, ausência de movimentos aleatórios. CONCLUSÃO: verificou-se aumento na qualidade gestual do caso em questão.
Assunto Autistic Disorder
Gesture
Communication
Transtorno Autista
Gestos
Comunicação
Idioma Português
Data 2009-12-01
Publicado em Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 11, n. 4, p. 708-712, 2009.
ISSN 1516-1846 (Sherpa/Romeo)
Editor CEFAC Saúde e Educação
Extensão 708-712
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462009000800021
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S1516-18462009000800021 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5408

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Nome: S1516-18462009000800021.pdf
Tamanho: 671.8Kb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta